TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • VANUSA TUBBS DE SOUZA UNIFOA
  • FERNANDO AUGUSTO SANTOS RAGGI UNIFOA
  • ANGELA SOARES DOS SANTOS FRANCELINO UNIFOA
  • RONALDO FIGUEIRÓ UNIFOA
  • DENISE CELESTE GODOY DE ANDRADE RODRIGUES UNIFOA
  • ROSANA RAVAGLIA UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21065

Resumo

O objeto do presente estudo é a interpretação de trilhas ecológicas em um Parque Natural, para implementação de práticas de ensino, através de estudos de campo. Uma
Interpretação de trilhas se fundamenta na captação e tradução de informações referentes ao meio ambiente para quem a vivencia. A metodologia utilizada no presente estudo é
uma análise quantitativa de estudos de casos do tipo descritivo. Foram realizadas excursões ao local, para determinação do trajeto, seguindo um plano de ação do ponto
de vista teórico e prático, começando pelo levantamento dos recursos para subsídios dos eixos temáticos. Este estudo se justifica pela importância das trilhas ao estimular alunos
acerca da preservação da natureza, o que deveria ser providencial em um país como o Brasil, onde há uma alta diversidade biológica e uma grande escassez de recursos. O
objetivo do estudo é desenvolver uma aula prática para uma Educação Ambiental, abrangendo alunos de Graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental
Palavras-Chaves: Parque Natural, Mata Atlântica, Biodiversidade, Ecologia.

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Publicado

2012-08-30

Como Citar

SOUZA, V. T. D., RAGGI, F. A. S., FRANCELINO, A. S. D. S., FIGUEIRÓ, R., RODRIGUES, D. C. G. D. A., & RAVAGLIA, R. (2012). TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ensino, Saude E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21065

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