A ação antropocêntrica relacionada a animais domesticados, em cativeiro e de vida selvagem de acordo com estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a41065

Palavras-chave:

CTS, ensino de biologia, antropocentrismo, empatia animal

Resumo

Atualmente, é generalizada a presença de animais de estimação em casas e apartamentos, animais que muitas vezes são retratados como parte da família. Há também pessoas de diferentes idades que já visitaram um zoológico. No entanto, não há conjecturas quanto aos reais motivos para esses animais serem privados de liberdade, independentemente do ambiente em que se encontrem. Por meio da temática social das condições de vida dos animais, foi proposta uma investigação com alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio sobre animais em cativeiro, vida selvagem e situação doméstica. A investigação foi realizada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia. Por meio de perguntas instigantes e uma charge crítica, os alunos foram recomendados a descrever suas convicções. As respostas descritas pelos alunos foram ponderadas pela Análise de Conteúdo, estabelecendo categorias e agrupando as respostas quando semelhantes e com ideais semelhantes. Foram observadas compreensões expressivas de caráter antropocêntrico, em que os animais são percebidos como uma forma de suprir as necessidades humanas. Houve também situações de empatia com animais em espaços restritos. Assim, percebe-se que há muito a ser repensado sobre a relação entre o ser humano e os outros animais, independentemente de suas condições de vida, buscando desconstruir as convicções antropocêntricas da sociedade.

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Biografia do Autor

Jéssica Engel do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2018). Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016-2018). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2011 - 2016). Colaboradora e integrante do projeto Comunidades de Prática de Biologia: pesquisa e ensino - CoP, na qual são realizadas discussões, grupos de estudo e pesquisas no âmbito do ensino de ciências e biologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016). Integrante do grupo de educação em ciências e biologia - GECIBIO, realizando grupo de estudos e discussões referentes ao ensino de ciências e biologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014 - 2016). Bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2014 - 2016). Professora estagiária no laboratório de ciências do município de Cascavel (2015 - 2016). Estagiária no Laboratório de Análises Clínicas, Ensino, Pesquisa e Extensão - LACEPE, desenvolvendo trabalhos de auxílio laboratorial no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP (2014 - 2015). Exerceu função como estagiária no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, desenvolvendo trabalhos na área administrativa, operacional e de educação ambiental (2011 - 2013).

Wellington Soares de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutorando em Educação em Ciências pela Unioeste. Mestre em Educação na linha de Ensino de Ciências e Matemática (Unioeste); Formado em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (Unioeste); Especialista em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR); Pesquisador do Grupo de Pesquisa GEPEX e GECIBIO (Unioeste). Formado no curso profissionalizante Formação de Docentes para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Colégio Estadual Wilson Joffre. Tem experiência na área de Biologia Geral com ênfase no Ensino, e na área de Sexualidade com ênfase na Educação Sexual. 

Celso Aparecido Polinarski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (1997), modalidade Bacharel e Licenciatura, mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e doutorado em Educação no Ensino de Ciências e Matemática (2013), pela mesma universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desenvolve atividades na área de Educação e Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores de ciências e biologia, currículo de ciências e biologia, educação ambiental, problemática ambiental. Coordenador do Curso de Ciências Biológicas com mandato de maio de 2013 a abril de 2017. Coordenador do PIBID de Biologia da Unioeste desde 2013-2017. Atualmente coordenador especial do Curso de ciências Biológicas Licenciatura desde 2020, e coordenador do Pibid de Biologia Edital 2020 a 2022.

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Nascimento, J. E. do, Lima, W. S. de, & Polinarski, C. A. (2022). A ação antropocêntrica relacionada a animais domesticados, em cativeiro e de vida selvagem de acordo com estudantes do ensino médio. Ensino, Saude E Ambiente, 14(3), 961-981. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i3.a41065

Edição

Seção

Artigos