A lógica pastoral na prática docente

Autores

  • Estela Scheinvar Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil / Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Rebecca Medeiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrick Coutinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

poder pastoral, escola, prática docente

Resumo

O presente texto apresenta uma pesquisa conceitual e o seu diálogo com as práticas cotidianas da escola, tendo como foco a lógica pastoral na prática docente. Como trabalho de campo foi realizado um curso de extensão para trabalhadores da escola e estudantes de formação de professores, tendo como tema “crises e conflitos na escola”. Ferramentas conceituais foram apresentadas, atividades plásticas realizadas e debates provocados, abordando o poder pastoral e a produção subjetiva construída na sociedade liberal tendo como foco o trabalho docente. Em contraste com a realidade atual emergiu na fala dos professores a força coativa de personagens romanceados que produzem uma certa identidade de professora. As cenas apresentadas pelos participantes desta experiência de pesquisa deixam claros atravessamentos no cotidiano escolar das políticas e dos projetos pedagógicos em curso, bem como a importância de construir espaços coletivos para pensar os sentidos do fazer pedagógico na escola.

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Biografia do Autor

Estela Scheinvar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil / Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Socióloga do Serviço de Psicologia Aplicada, UFF. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Faculdade de Formação de Professores, UERJ

Rebecca Medeiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em História. Faculdade de Formação de Professores, UERJ

Patrick Coutinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em História. Faculdade de Formação de Professores, UERJ

Referências

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Publicado

2017-02-12

Como Citar

SCHEINVAR, E.; MEDEIROS, R.; COUTINHO, P. A lógica pastoral na prática docente. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 3, p. 370-378, 12 fev. 2017.

Edição

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