“Psicologia, modos de vida e trabalho: mobilizando um patrimônio de conceitos e autores” e “Temáticas diversas”: apresentação do número especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/10078

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Yale Rodrigues Neves, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professora Associado IV do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto - UP (bolsa CAPES - 2014) e em Saúde Coletiva na Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP / FIOCRUZ (2008). Doutorou-se em Ciências da Saúde (Saúde Mental e Organização do Trabalho) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (bolsa CAPES - 1999), tendo cursado a graduação em Psicologia (1984) e o mestrado em Serviço Social - Política Social (bolsa CNPQ - 1990) na Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do Grupo de Pesquisas Subjetividade e Trabalho - GPST / CNPQ e do Grupo de Pesquisa Modos de Gestão da Vida e do Trabalho / CNPQ. Atua principalmente nos seguintes temas: trabalho, gestão, formação, gênero, subjetividade e saúde.

Cirlene de Souza Christo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

É professora no Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com período de estágio no Atelier de Psicologia do Trabalho do Centro de Psicologia da Universidade do Porto / Portugal. Sua produção científica e atividades de ensino, pesquisa e extensão privilegiam os temas da Psicologia do Trabalho e da Saúde do Trabalhador, fazendo uso, em uma perspectiva ergológica, dos referenciais teórico-metodológicos da Ergonomia da Atividade, Clínica da Atividade e Psicodinâmica do Trabalho. Integra o grupo de pesquisa CNPq Ciência, Cuidado e Saúde na linha "Saúde e trabalho no setor público: estudos a partir das clínicas do trabalho". 

Letícia Pessoa Masson, Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Realizou pós-doutoramento em Psicologia no Atelier de Psicologia do Trabalho da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/ Portugal (2018). É doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ (2012) e mestre em Saúde Pública pela ENSP/ FIOCRUZ (2007). Atua na área de pesquisa e ensino em Saúde do Trabalhador, no Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/ FIOCRUZ), é membro do Grupo de Trabalho "Modos de vida e Trabalho" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e integra o Grupo de Pesquisa PISTAS (Pesquisa e intervenção em atividade de trabalho, saúde e relações de gênero). Atua especialmente com os seguintes temas: saúde, trabalho e subjetividade; formação e trabalho; e saúde mental e trabalho. 

Hélder Pordeus Muniz, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Fez estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008-2009) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016-2017). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense trabalhando na graduação e na Pós-graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Subjetividade e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do trabalho, formação profissional, saúde e trabalho,coletivos de trabalho e análise do trabalho e da atividade.

Downloads

Publicado

2018-07-19

Como Citar

NEVES, M. Y. R.; CHRISTO, C. DE S.; MASSON, L. P.; MUNIZ, H. P. “Psicologia, modos de vida e trabalho: mobilizando um patrimônio de conceitos e autores” e “Temáticas diversas”: apresentação do número especial. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 2, p. 66-68, 19 jul. 2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)