Mente e <em>Awareness</em> nos Tantras Indianos: fundamentos da Meditação, do Hatha Yoga e do Ayurveda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/28997

Palavras-chave:

Tantra, meditação, ioga, mente, Ayurveda

Resumo

Apesar da crítica à concepção cartesiana do ser humano, faltam modelos teórico-conceituais que superaram suas limitações, a despeito do destaque dado à integralidade no Brasil. A base filosófica que fundamenta as abordagens dominantes é implícita, até nos modelos orientais importados como nas medicinas tradicionais e Práticas Integrativas Complementares (PICs) que, a partir de 2006, são promovidas no SUS pela Política Nacional das Práticas Integrativas Complementares e portarias. Descontextualizadas, as adaptações e criações de novas modalidades de PICs orientais se desfiguram a partir de interesses comerciais e desconhecimento de seu histórico. A integralidade é perdida, pois a PIC é fragmentada e isolada no modelo biomédico mecanicista e biologicista. Este artigo objetiva apresentar as premissas filosóficas indianas dos tantras em seu contexto histórico, como fundamento para o Ayurveda, e as práticas contemplativas que visam o desenvolvimento espiritual. Sua breve contextualização baseia-se nas análises acadêmicas de textos históricos em sânscrito, como também de autores e mestres de tradições espirituais asiáticos e ocidentais. Os conceitos de mente, corpo, awareness e energia integram esta abordagem não dual, onde predomina a imanência. Revelam uma compreensão da natureza humana integrada com o universo de modo complexo e dinâmico, desenvolvida e pesquisada ao longo de milhares de anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia de Mello e Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora Titular da UFRJ, colaboradora na Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, do Programa EICOS, Instituto de Psicologia da UFRJ. Possui graduação em Antropologia com High Honors por Bates College (1983), graduação em Psicologia Cum Laude por Bates College (1983), Licenciatura em Psicologia e Diploma de Psicóloga (1985) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Antropologia Social pela University of California em Berkeley (1986), Ph.D. em Antropologia Social pela University of California, Berkeley (1993) e pós-doutorado no Institute of Health Policy Studies da Universidade da Califórnia em São Francisco (2005). Foi vice-presidente da ABRAPSO. Atua, com perspectiva interdisciplinar, nas áreas: Antropologia da Saúde e Psicologia Social Comunitária, se dedicando ao longo de sua trajetória profissional à movimentos sociais, estudos de gênero, exclusão social, sexualidade e saúde reprodutiva entre as camadas populares. Orientou mais de 30 dissertações e teses. Atualmente coordena o Prajna - Núcleo de Pesquisa e Práticas em Saúde Integral, Comunidades e Ambiente onde desenvolve pesquisas sobre medicinas tradicionais e práticas integrativas de saúde como também sobre comunidades intencionais.

Referências

ALTER, Joseph. Yoga in modern India: the body between science and philosophy. Princeton: Princeton University Press, 2004.

AMADO, Daniel et al. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde 10 anos: avanços e perspectivas. Journal of Management and Primary Health Care, v. 8, n. 2, p. 290-308, ago. 2018. https://doi.org/10.14295/jmphc.v8i2.537

BODHI, Dharma. Psicoterapia Tantrika (Sauhu): uma completa mudança de paradigma no bem-estar e na saúde mental-emocional. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CONSCIÊNCIA, MENTE E CORPO: PERSPECTIVAS ORIENTAIS E OCIDENTAIS, 1, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. p. 1-9.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 702, de 21 de março de 2018. Altera a Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC. 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2018/prt0702_22_03_2018.html. Acesso em: 20 set. 2018.

CHODRON, Pema. Start where you are: a guide to compassionate living. Boston: Shamabala, 1994.

FEUERSTEIN, Georg. The yoga tradition: its history, literature, philosophy and practice. Chino Vally, Arizona: Hohm Press, 2008.

FEUERSTEIN, Georg. The psychology of yoga: integrating eastern and western approaches for understanding the mind. Boston: Shambala, 2013.

FRAWLEY, David. Ayurveda and the mind: the healing of consciousness. Twin Lakes, Wisconsin: Lotus, 1997.

GEERTZ, Clifford. From the native’s point of view: on the nature of anthropological understanding. Bulletin of the American Academy of Arts and Sciences, v. 28, n. 1, p. 26-45, Oct. 1974. http://doi.org/10.2307/3822971

GOODALL, Dominic; SANDERSON, Alexis; ISAACSON, Harunaga. The Niśvāsatattvasaṃhitā: the earliest surviving Śaiva Tantra. Pondicherry, India: Institut Français de Pondichéry, 2015.

ILLICH, Ivan. Medical Nemesis: the expropriation of health. London, Calder & Boyars, 1975.

JUNG, Carl. Modern man in search of a soul. Oxford, England: Harcourt, Brace, 1933.

KRISHNANANDA (Swami). Introduction: Tantra Sadhana. In: SIVANANDA (Swami). Tantra Yoga, Nada Yoga and Kriya Yoga. Uttaranchal, India: The Divine Life Society, 2004. p. vii-xi.

LAD, Vasant. Ayurveda: the science of self-healing. Delhi: Mitilal Banrasiass Publishers, 2002.

MAKARY, Martin; DANIEL, Michael. Medical error: the third leading cause of death in the US. British Medical Journal. 2016. Disponível em: https://www.bmj.com/content/353/bmj.i2139. Acesso em: 12 jun. 2017.

MARCUS, George; FISCHER, Michael M. J. Anthropology as cultural critique: an experimental moment in the human sciences. Chicago: University of Chicago Press, 1986.

MORIN, Edgar. Le systeme, paradigme ou theorie? In: ______. Science avec conscience. Paris: Fayard, 1982. p. 172-189.

MUKTIBODHANANDA, (Swami); SARASWATI, Satyananda (Swami); SVĀTMĀRĀMA. Hatha Yoga Pratipika: Light on hatha yoga: including the original Sanskrit text of the Hatha yoga pradipika with translation in English. Munger (Bihar – India): Yoga Publications Trust, 1985.

PHILP, John. Yoga, Inc.: a journey through the big business of yoga. Toronto: Viking Canada, 2009.

SANDERSON, Sanderson. The Śaiva Age: the rise and dominance of śaivism during the early medieval period. In: EINOO, Shingo (Org.). Genesis and Development of Tantrism. Tokyo: Institute of Oriental Culture, University of Tokyo Institute of Oriental Culture Special Series, 2009. n. 23, p. 41-350.

SARASWATI, Satyananda. Kundalini Tantra. Munger, India: Bihar School of Yoga, 1984.

SARASWATI, Satyananda. Kundalini Tantra. Bihar, Índia: Bihar School of Yoga, 1996.

SARASWATI, Satyananda. Meditations from the Tantras. Bihar, India: Yoga Publications Trust, 2005.

SARASWATI, Niranjanananda. Dharana Darshan: yogic, tantric and upanishadic practices of concentration and visualization. Bihar, India: Yoga Publications Trust, 1993.

SARASWATI, Niranjanananda. Prana Pranayama Prana Vidya. Bihar, India: Yoga Publications Trust, 2002.

SINGLETON, Mark. Yoga body: the origins of modern posture practice. Oxford University Press, 2010.

SVOBODA, Robert. Ayurveda: life, health and longevity. Albuquerque, New Mexico: The Ayurvedic Press, 1996.

TRUNGPA, Chogyam. The path is the goal: a basic handbook of buddhist meditation. Boston: Shambhala Publications, 1995.

TRUNGPA, Chogyam. The myth of freedom and the way of meditation. Boston: Shambhala Publications, 2002.

TRUNGPA, Chogyam. Cutting through spiritual materialism (1973). Boston: Shambhala Publications, 2011.

VARIER, N. V. Krishnankutty. History of Ayurveda Malappuram. Kerala, India: Arya Vaidya Sala, Kottakkal, 2005.

WALLIS, Christopher. Tantra Illuminated: the philosophy, history and practice of a timeless tradition. Woodlands, Texas: Anusara Press, 2012.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

SOUZA, C. DE M. E. Mente e <em>Awareness</em> nos Tantras Indianos: fundamentos da Meditação, do Hatha Yoga e do Ayurveda. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, p. 220-227, 4 set. 2019.

Edição

Seção

Dossiê Psicologia e Epistemologias contra-hegemônicas