Algumas pistas sobre o marketing ambiental pelo olhar da psicossociologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/28998

Palavras-chave:

marketing ecosófico, ecosofia, rizoma verde, subjetividade

Resumo

Este ensaio teórico busca uma reflexão crítica sobre o marketing ambiental, pelo olhar da psicossociologia, para discutir sobre o conceito de ecosofia, enfocando como ocorrem os processos de agenciamento de enunciação de um “rizoma verde” na captura de modos de ser “ecológico” ou “ecopsicossocial”. Desta forma, o presente trabalho visa trazer uma proposta contra-hegemônica, consubstanciada pelo olhar da esquizoanálise, de modo a romper antigas formas de pensar e produzir conhecimento na pesquisa em ciências humanas e sociais. O objetivo central é pensar sob a égide do conceito das três ecologias – conforme postulado por Félix Guattari – por meio dos paradigmas da sociedade de controle e do Capitalismo Mundial Integrado (CMI) como são produzidas as “subjetividades verdes” que exploram recursos naturais e produtilizam a natureza. A pesquisa é bibliográfica, fundamentada nas pistas teóricas trilhadas por Félix Guattari, Gilles Deleuze e por outros autores que dialogam com seus pensamentos. As pistas sugerem uma discussão psicossocial que desvela novos rumos para a ressignificação do marketing ambiental, apontando para a necessidade de se pensar um novo “marketing ecosófico” baseado nas três ecologias, bem como pensado sob um novo paradigma ético-político e estético, no qual as relações socioambientais sejam priorizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Monteiro de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Sou doutoranda e bolsista Capes do Instituto de Psicologia da UFRJ, programa em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Participo da linha de pesquisa em comunidades, desenvolvimento, meio ambiente e inclusão social. Possuo Mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense - PPGAd - UFF. Linha de Pesquisa em Administração Brasileira; MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação - Universidade Federal Fluminense - UFF; Especialista na metodologia Project Model CANVAS e PROJECT. Basic Methodware - certificação dos Profs. Carlos Magno e José Finoccio - FGV; Especialização em Marketing pela Universidade Cândido Mendes - UCAM; Bacharelado em Turismo com especialização em Administração Hoteleira pelo Centro Unificado Profissional - CUP/Faculdade da Cidade - RJ (1983). Atualmente sou membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE da Faculdade de Tecnologia Senac Rio, e docente da Faculdade de Tecnologia Senac Rio. Membro da Academia B - Sistema B Brasil. Horista da Universidade Federal Fluminense, lecionando para os cursos de MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação, Gestão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gestão Logística e Gestão de RH; e prática de pesquisa e ensino em Consumo e Marketing "Verde" na Escola de Comunicação - ECO - UFRJ - doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participante dos grupos de pesquisa RIZOMA VERDE e PSYCCON - Programa EICOS - UFRJ - orientador/coordenador de pesquisa Profº/Dr. Fred Tavares - Endereço: Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240. Possuo experiência acadêmica nas áreas de Gestão Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing ambiental, empreendedorismo e sustentabilidade, gerenciamento de projetos, gestão do conhecimento e inovação, e em gestão de turismo e gestão hoteleira. Dupla Nacionalidade Brasileira e Portuguesa.

Frederico Augusto Tavares Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

É Bacharel em Comunicaçao Social (Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1987), Mestre em Administraçao de Empresas- Gestão Empresarial pelo Instituto Metodista Bennett (2001), Doutor em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutor em Psicossociologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2009). É Professor adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também professor da pós-graduação(mestrado e doutorado) do Instituto de Psicologia (Programa EICOS) da UFRJ. Vice-coordenador do Programa EICOS/IP/UFRJ. Professor do MBE do Instituto de Economia da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Psicologia e Administração, com ênfase em Consumo, Branding, Marketing, Planejamento, Estratégia, Psicologia do Consumo e Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, comunicação de marketing, publicidade e propaganda, psicossociologia, consumo, marketing, gestão de marcas, consumo verde, responsabilidade socioambiental, comportamento do consumidor, psicologia do consumo e subjetividade. Pesquisador, consultor, parecerista e articulista com diversos trabalhos publicados nas áreas supracitadas. Coordenador do grupo de pesquisa Rizoma Verde: Consumo verde, Marketing ambiental, Responsabilidade social, Comunicação e meio ambiente. Ex-membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ para área de Ciências Humanas. Autor dos livros Natureza S/A. O consumo verde na lógica do Ecopoder( Ed Rima) e Gestão da Marca. Estratégia e Marketing (Obra utilizada como referência na Prova do ENADE 2012 - curso Comunicação Social / Publicidade e Propaganda) e Discurso publicitário e consumo. Uma análise crítica ( Ed E-papers). Parecerista das seguintes publicações: Revista Journal of Social Sciences Revista Psicologia- PUC- Minas; Revista do CFCH/UFRJ; Revista UEG-Administração; Revista Conexões Psi; Revista Espaço Acadêmico; e Revista Fractal. Ex-AVALIADOR INSTITUCIONAL DO MEC. Contatos: frederico.tavares@eco.ufrj.br e fredtavares@fredtavares.com.br

Giselle Gama Torres Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

É Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela UFRJ (2008), Bacharel em Comunicação Social (Radialismo) pela UFRJ (2013), Especialista em Marketing pela Escola Politécnica da UFRJ (2012), Mestre em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Doutoranda em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020) e graduanda em Direito pela Estácio (2020). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Psicologia e Direito, com ênfase em Consumo, Marketing, Planejamento, Estratégia, Psicologia do Consumo, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing ambiental, consumo verde, publicidade e propaganda, sociedade de consumo, responsabilidade socioambiental, comportamento do consumidor, psicossociologia do consumo e subjetividade. Atuou em empresas privadas como e no setor público. Ministrou aulas como bolsista CAPES na graduação em Comunicação Social da UFRJ e na pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida, além de palestras nas faculdades Redentor, Gama e Souza e Estácio. Autora do livro Natureza Líquida: as modelagens marcárias e a publicidade verde. Contato: giselletorres.com@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Fernando. Desenvolvimento sustentável 2012 – 2050: visão, rumos e contradições. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CALLON, Michel; LAW, John. L’irruption des non-humains dans les sciences humaines: quelques leçons tirées de la sociologie des sciences et des techniques. In: REYNAUD, Bénédicte (Ed.). Les limites de la rationalité. Paris : La Découverte, 1997. t. 2, p. 99-118.

COULON, Alain. Escola de Chicago. Campinas: Papirus, 1995.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Imago, 2004. v. 1.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011a. v. 1.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011b. v. 2.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DIAS, Reinaldo. Marketing Ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

DOMINGUES, Izabela. Publicidade de controle: consumo, cibernética, vigilância e poder. Porto Alegre: Sulina, 2016.

ESCÓSSIA, Liliana da; KASTRUP, Virgínia. O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 295-304, 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000200017.

FERREIRA, Giselle; TAVARES, Fred. Natureza Líquida: as modelagens marcárias e a publicidade verde. Curitiba: Appris, 2017.

FERREIRA, Giselle et al. Green Consumption in Rio de Janeiro: a comparative study between generations Y and Z. London Journals Press, v. 18, n. 1, p. 1-10, 2017.

GIFFORD, Robert. Environmental Psychology Matters. Annu. Rev. Psychol, v. 65, p. 541-79, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256835685_Environmental_Psychology_Matters. Acesso em: 19 out. 2018.

GUATTARI, Félix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. 11. ed. São Paulo: Galilée, 2001.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.

KASTRUP, Virgínia. A rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In: PARENTE, A. (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 80-90.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LATOUR, Bruno. Redifining the social link: from baboons to humans. Social Science Information, v. 26, n. 4, p. 783-802, 1987.

LATOUR, Bruno. Políticas da Natureza. Anuário Antropológico, v. 30, n. 1, p. 171-186, 2005.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. 14. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

OTTMAN, Jacquelyn A.; PARO, Marina Nascimento. Marketing verde: desafios e oportunidades para a nova era do marketing. São Paulo: Makron Books, 1994.

PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

PONTES, Fernando; TAVARES, Fred. Ecosofia das marcas: as três ecologias na publicidade verde. Curitiba: Appris, 2017.

ROLNIK, Suely. Toxicômanos de identidade: subjetividade em tempo de globalização. In: LINS, Daniel (Org.). Cultura e subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus, 1997. p. 19-24.

ROLNIK, Suely. Esquizoanálise e Antropofagia. In: ALLIEZ, Eric (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Editora 34, 2000. p. 451-462.

SILVA, Analice Araujo; TAVARES, Margarete Ribeiro. Exemplos e práticas da produção de “kits de subjetividade verde” como narrativas de modelagens marcárias no consumo da natureza. Revista Espaço Acadêmico, n. 187, p. 23-34, dez. 2016.

STREY, Marlene Neves et al. Psicologia social contemporânea: livro-texto. Petrópolis: Vozes, 2013.

TAVARES, Fred. “Sustentabilidade líquida”: o consumo da natureza e a dimensão do capitalismo rizomático nos platôs da sociedade de controle. Revista Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 9, n. 26, p. 71-95, 2014.

TAVARES, Fred; IRVING, Marta. Do biopoder ao ecopoder: um olhar sobre o consumo verde através dos conceitos de rizoma e sociedade de controle. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPPAS, 5, 2010, Florianópolis. Anais… Florianópolis, SC: ANPPAS, 2010. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro5/cd/artigos/GT13-316-230-20100901151130.pdf. Acesso em: 22 fev. 2016.

TAVARES, Fred; IRVING, Marta. “Sustentabilidade líquida”: ressignificando as relações entre Natureza, Capital e Consumo em tempo de fluidez. Revista Espaço Acadêmico, v. 13, n. 151, p. 1-11, 2013. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22190. Acesso em: 22 abr. 2014.

TAVARES, Frederico; PONTES, Fernando. Uma breve reflexão sobre as três ecologias e a produção de subjetividade através da publicidade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CONSUMO (COMUNICON), 4., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: 2014. Disponível em: http://www3.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gt_seis/GT06_PONTES.pdf. Acesso em: 3 fev. 2016

TAVARES, Fred et al. As mulheres vão às compras: um estudo teórico-empírico do comportamento feminino intergeracional e do “consumo verde” no Rio de Janeiro. Revista de administração da UEG, v. 7, n. 1, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revista_administracao/article/view/3880/3249. Acesso em: 19 out. 2018.

TAVARES, Fred et al. The “Green Consumption” and the Rhizomatic Capital Strategy: Ads and Reports in the Brazilian Media. Advances in Applied Sociology, v. 7, n. 2, p. 35-63, 2017.

VARGAS, Rosa; TAVARES, Frederico. Mídia e consumo: a subjetividade como mercadoria. Curitiba: Appris, 2018.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

ALMEIDA, E. M. DE; TAVARES JUNIOR, F. A.; FERREIRA, G. G. T. Algumas pistas sobre o marketing ambiental pelo olhar da psicossociologia. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, p. 269-275, 4 set. 2019.

Edição

Seção

Dossiê Psicologia e Epistemologias contra-hegemônicas