(Re) apresentando o território escolar: uma possibilidade inventiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2023/v35/e43243

Palavras-chave:

invenção, território escolar, (re) produção

Resumo

Este artigo propõe-se a conhecer e problematizar um território escolar, do interior do RS, em busca da construção de um mapa. Nesta construção percorre-se o campo entre as relações e as práticas com/na escola, cartografando seus trajetos já estabelecidos e seus desvios, entre visibilidades e invisibilidades. Tem-se como objetivos cartografar as possibilidades de invenção na escola e explorar as relações dos sujeitos com/no espaço escolar. Os passos desta pesquisa foram construídos por meio da cartografia, método da pesquisa-intervenção, problematizando implicações, observações e intervenções da cartógrafa com as paisagens vistas e construídas. Com isto encontrou-se analisadores – o portão, o círculo e o circo – que possibilitaram experenciar e construir estas paisagens que, recheadas de sentimentos, forças e formas, (re)criaram um mapa do território, (re)apresentado na escrita deste artigo. Por fim, compreende-se que é preciso sair dos extremos e vivenciar os “entres” que configuram e compõem o território. A pesquisadora-cartógrafa que habita o campo da psicologia buscou, a partir desta produção, um movimento de inquietações, deixando aqui a sugestão de seguir-se fora de tais extremos, escutar-se os modos instituídos, dar voz aos desejos instituintes e poder criar entre os dois, permitindo-se ser artista ao inventar diferentes modos de rel(ação) no território escolar.

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Biografia do Autor

Camila Lopes Soares, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil

Graduação em andamento em Psicologia.

Raquel Panizzi Fernandes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Experiência em Psicologia Clínica, Social e Institucional e atuação nas temáticas: oficina, tecnologias da informação e comunicação, cognição, extensão universitária, saúde mental. Atuou na docência na URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) nos cursos de Psicologia e Farmácia, coordenando estágios de ênfase Social e Institucional. Compondo o trabalho na Universidade, desenvolveu ações de supervisão clínica e institucional de estágios curriculares, projetos de pesquisa e extensão, orientações de trabalho de conclusão de curso e membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Atua na área clínica (psicoterapia).

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

SOARES, C. L.; FERNANDES, R. P. (Re) apresentando o território escolar: uma possibilidade inventiva. Fractal: Revista de Psicologia, v. 35, p. Publicado em 03/05/2023, 3 maio 2023.

Edição

Seção

Artigos