“Meninas”: vidas em devir nos circuitos de vulnerabilidade social

Autores

  • Denise Cordeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Eduardo Antônio de Pontes Costa Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Jovens Pobres, Documentário, Devir

Resumo

Neste artigo pretendemos discutir, a partir do filme Meninas, de Sandra Werneck, as trajetórias de vida e de trabalho de jovens pobres no Rio de Janeiro, nos circuitos de vulnerabilidade social. As aproximações do olhar cinematográfico vão expressar um “tempo comum”, presente no referido documentário, que se materializa em nossas pesquisas: gravidez precoce, violência, desemprego, baixa escolaridade, pouca qualificação e inserção no tráfico de drogas, por exemplo. Nesses circuitos de vulnerabilidade, perguntamos como é possível ampliar a potência de vida dos jovens, que não perdem a possibilidade de escrever sua própria história. É nessa direção que caminha o presente estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Denise Maria Antunes Cordeiro concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2008. Realizou Estágio de Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, de janeiro a maio de 2005. Concluiu o Mestrado em Educação também pela Universidade Federal Fluminense em 1995. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Experiência na área da Educação com ênfase em Políticas Públicas, Escola, Juventude e Educação de Jovens e Adultos.

Eduardo Antônio de Pontes Costa, Universidade Federal Fluminense

Possui licenciatura (1998) e formação clínica em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestre em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba e pesquisador do Núcleo de Políticas que Produzem a Educação (NUPPE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Ciências Humanas - Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: junventude, trabalho e educação.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

CORDEIRO, D.; COSTA, E. A. DE P. “Meninas”: vidas em devir nos circuitos de vulnerabilidade social. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 77-88, 4 out. 2008.