Paradigma preventivo e lógica identitária nas abordagens sobre o Hip Hop

Autores

  • Rodrigo Lages e Silva Faculdade Dom Alberto
  • Rosane Neves da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Hip Hop, Identidade, Insegurança, Psicologia Social

Resumo

Este artigo faz uma revisão das pesquisas acadêmicas sobre o Hip Hop, apontando a preponderância do conceito de identidade nas referidas teorizações. Neste sentido, pretende-se contextualizar a ascensão do conceito de identidade nas visões sobre o Hip Hop, em direção a sua conjugação com o conceito de cidadania. Tal lógica identitária está intimamente ligada à construção da noção de categorias desviantes. Forjada sob o pano de fundo da urbanização, a lógica identitária é a expressão acadêmica de uma racionalidade a que denominamos de paradigma preventivo, cuja função é antecipar-se a uma eventual potência violenta que os jovens moradores de periferia representariam. Portanto, trata-se de entender a fabricação do subúrbio e da juventude como problema social, analisando, assim, as concepções que dão sustentação aos ideais corretivos e moralizantes que as abordagens sobre o Hip Hop expressam através de uma ênfase nos seus benefícios identitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lages e Silva, Faculdade Dom Alberto

Possui graduação em Habilitação: Formação de Psicólogos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) . Atualmente é Docente da Faculdade Dom Alberto. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade de controle, resistência, periferia, Hip Hop

Rosane Neves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participando da Linha de Pesquisa ";Clínica, subjetividade e política";.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

SILVA, R. L. E; SILVA, R. N. DA. Paradigma preventivo e lógica identitária nas abordagens sobre o Hip Hop. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 135-148, 4 out. 2008.