Direito à vida: cidadania e soberania

Autores

  • Anita Guazzelli Bernardes Universidade Católica Dom Bosco
  • Neuza Maria de Fátima Guareschi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Dispositivo, Direito, Saúde Pública, Saúde Coletiva

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a questão do direito à saúde a partir de uma discussão das transformações do discurso da saúde pública para o discurso da saúde coletiva. Essa análise utiliza-se do conceito de público para problematizar o direito à saúde. As metamorfoses do público e sua articulação com a saúde amparam-se na objetivação do público como um dispositivo, conjuntamente com os operadores conceituais de biopoder, verdade e subjetividade. Esta configuração do público é discutida a partir das seguintes linhas: resposta a uma urgência histórica; o tipo de jogo que se estabelece e o conjunto heterogêneo que se conforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Guazzelli Bernardes, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é psicóloga - Consultório Particular e professor do Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo, atuando principalmente nos seguintes temas: ideologia, políticas públicas, formas de subjetivação, psicologia e trabalho.

Neuza Maria de Fátima Guareschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação - University of Wisconsin-Madison (1998). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde ministra aulas na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) na Faculdade de Psicologia e coordena o grupo de pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação. Desenvolve projetos na linha de pesquisa Políticas Públicas e Processos de Subjetivação; Mídia e Produção de Sujeitos; Práticas Discursivas, Identidades e Psicologia Social. Presidente do Conselho Regional de Psicologia de 2004 a 2007, presidente da ABRAPSO de 2001 a 2003 e vice-presidente da ABRAPSO REGIONAL-RS de 2004 a 2007. Coordena, também, o comitê de avaliação área 13 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS; Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP; Editora atual da Revista PSICO, editora associada da Revista Psicologia e Sociedade e integra o conselho editorial das Revistas Athenea (Espanha); Currículo sem Fronteiras; Psicologia, Reflexão e Crítica. É parecerista ad hoc de agências de fomento e de vários periódicos nacionais.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

BERNARDES, A. G.; GUARESCHI, N. M. DE F. Direito à vida: cidadania e soberania. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 149-164, 4 out. 2008.