A percepção corporal no paradigma da mente encarnada

Autores

  • Marília Etienne Arreguy Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Corpo, Objeto, Percepção corporal, Dualismo, Adualismo

Resumo

Discuto algumas concepções teóricas a respeito da percepção eu-objeto a partir de influências filosóficas, da ciência cognitiva e da psicanálise, visando demonstrar como a oscilação entre a experiência adualista e dualista da relação eu-mundo pode estar associada a diferentes formas de significar a relação com o entorno. Essa experiência cognitiva e afetiva é baseada num know how que define a ética da ação no mundo. Como conciliar a percepção de si e do outro enquanto objetos simultaneamente distintos e contíguos? Que repercussões as diferentes formas de perceber-se no mundo podem trazer para a preservação da vida e do laço social?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Etienne Arreguy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Doutora em Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie na Universidade de Paris Diderot (Paris VII). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Jurídica e Psicologia da Educação, pesquisando e atuando principalmente sobre os seguintes temas: ciúme, paixão, violenta emoção, agressão, homicidio, e, paralelamente, transferência professor-aluno, relação mente-corpo-aprendizagem. Trabalhos e publicações com ênfase na abordagem psicanalítica em interação com outros saberes como literatura, direito criminal e educação.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

ARREGUY, M. E. A percepção corporal no paradigma da mente encarnada. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 183-194, 4 out. 2008.