Interação família-criança: possibilidades de negociação na co-construção da escrita

Autores

  • Silmara Carina Dornelas Munhoz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Diva Maria Moraes Albuquerque Maciel Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Co-construção da linguagem escrita, Processo de negociação, Interações família-criança

Resumo

A abordagem sociocultural construtivista destaca a relevância dos processos de negociação presentes nas interações família-criança em contexto de leitura e escrita para a constituição do leitor. Este artigo, parte de um amplo estudo, pretende identificar nas interações família-criança possibilidades de negociação e sua contribuição para a construção do significado do ler e escrever pela criança. O material analisado originou-se de uma situação estruturada realizada com alunos iniciantes do ensino fundamental de uma escola pública do DF e seus familiares. Participaram dos episódios videogravados e selecionados para este trabalho, duas meninas - ambas com sete anos de idade - e suas mães. Uma microanálise dos dados foi realizada, considerando-se os aspectos comunicativos e metacomunicativos das interações entre as díades. Nessas interações observou-se divergências de objetivos que, por sua vez, conduziam a negociações positivas ou a impasses. Este aspecto faz refletir sobre a importância das qualidades das relações humanas para a co-construção da linguagem escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Carina Dornelas Munhoz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, da área de Concentração “Práticas Sociais e Constituição do Sujeito”

Diva Maria Moraes Albuquerque Maciel, Universidade de Brasília

É graduada em Pedagogia (1975) com habilitação em Orientação Educacional (1977) e licenciada em Ciências (Licenciatura Curta - 1973) pela UFPe. Concluiu o mestrado em Psicologia (1985) pela UnB e o doutorado em Educação (1996) pela USP. Realizou estudos pós-doutorais na Clark University - USA, com o prof. Dr. Jaan Valsiner (2003). Orientou 07 dissertações de mestrado e 05 teses de doutorado, além de ter orientado trabalhos de Iniciação Científica nas áreas de Psicologia e Educação. Atualmente é Pesquisadora Associada da Universidade de Brasília, onde integra o grupo de pesquisa do Laboratorio de Microgenese nas Interações Sociais - Labmis. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, educação infantil, inclusão escolar, relação professor-aluno e bidirecionalidade das interações, formação de professores, letramento e leitura e escrita.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

MUNHOZ, S. C. D.; MACIEL, D. M. M. A. Interação família-criança: possibilidades de negociação na co-construção da escrita. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 269-284, 4 out. 2008.