Entrevista com Gilles Monceau

Autores

  • Por: Eduardo Passos Universidade Federal Fluminense
  • Estela Scheinvar Universidade Federal Fluminense
  • Marisa Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Lívia do Nascimento Universidade Federal Fluminense
  • Silvia Tedesco Universidade Federal Fluminense
  • Teresa Cristina Carreteiro Universidade Federal Fluminense

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Por: Eduardo Passos, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) , mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) . Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense, Membro de corpo editorial da Psicologia. Reflexão e Crítica, Membro de corpo editorial da Psicologia em Estudo, Membro de corpo editorial da Revista do Departamento de Psicologia (UFF) e Consultoria do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência Cognitiva, História da Psicologia, Modelo Máquina.

Estela Scheinvar, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Sociologia - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1983), mestrado em Sociologia - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Professora adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Socióloga do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense. Experiência na área de Sociologia, com ênfase em educação, infância e juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas, escola, direitos, movimento social e conselho tutelar.

Marisa Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1990), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela Unicamp (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e educação, micropolítica e formação, psicologia institucional, pesquisa-intervenção e produção de subjetividade no cotidiano escolar.

Maria Lívia do Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974) , especialização em Seminário Qu'est Ce Qu'être Protégé pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1996) , especialização em Seminário Protection Colletives pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1997) , mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) , doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) , pós-doutorado pela Universite de Paris VIII (1997) e pós-doutorado pela Universite de Paris VIII (2003) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO 4 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: História da Psicologia no Brasil, Intervenção Comunitária, Práticas Psi.

Silvia Tedesco, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é coordenação pós-graduação da Universidade Federal Fluminense, - Revista do Departamento de Psicologia (UFF) (0104-8023) e professor adjunto iv da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, subjetividade, cognição, pragmática e produção de subjetividade

Teresa Cristina Carreteiro, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia Desenvolvimento e Personalidade pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1981) e doutorado em Psicologia Social Clínica - Universite de Paris VII (1991).Pos-doutorado em Sociologia Tem experiencia em Psicologia Social Clinica, Psicossociologia, Psicanálise e em sociologia clinica. Tem realizado pesquisas principalmente sobre as seguintes tematicas: exclusão social, subjetividade, história, história de vida, comunidade, trabalho e juventude.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

PASSOS, P. E.; SCHEINVAR, E.; ROCHA, M.; NASCIMENTO, M. L. DO; TEDESCO, S.; CARRETEIRO, T. C. Entrevista com Gilles Monceau. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 311-318, 4 out. 2008.