Uma história de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/47038

Resumo

Ficha técnica:
Diretor: Viktor Iuchenko
Roteiro: Ludmila Didenko
Diretor musical: Galina Borissoglebskaia
Operadores de câmera: Viktor Durandin e Irina Malikova
Música: Mozart, Rachmaninoff, Bregovitch
Assistentes de direção: Taissia Tchukarina e Nina Urharova
Montagem: Nikolai Gornikov, Aleksandr Prorrorov, Valeri Barabanov
Operador de som: Viktor Korneev
Produtor: Serguei Simakov
Diretor artístico e apresentador: Lev Nikolaiev
Ano: 1997
País: Rússia
Duração: 28 minutos
Tradução e legenda em português de Zoia Prestes e Anna Prestes.
UMA HISTÓRIA de vida. Tradução e legendas em português: Zoia Prestes e Anna Prestes. Evidente e incrível: Lev Semionovitch Vigotski (Otchevidnoie i neveroiatnoie: Lev Semionovitch Vigotski), Viktor Iuchenko, Rússia, 1997, 28 min.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoia Ribeiro Prestes, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Sou Professora Zoia Prestes. Estou e sempre estarei ao lado daqueles que lutam pela justiça social no Brasil e no mundo, sou admiradora de Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, além de Lev Vigotski, é claro. Admiro a arte, gosto, em especial, de música e de cantar, principalmente, a Internacional. Sou filha de Luiz Carlos Prestes e de Maria Prestes, vivi exilada, durante a ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964, com meus pais na União Soviética e foi lá, em Moscou que me graduei e me tornei Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou. Tornei-me Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, orientada pela Professora Elizabeth Tunes, que hoje é uma grande amiga. Trabalho como professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e como professora colaboradora no curso de Pós-graduação em Psicologia do Centro Universitário de Brasília. Empreendo esforços para desenvolver pesquisas na área de Educação, Psicologia e Desenvolvimento da criança com base na teoria histórico-cultural. Traduzo do russo para o português e já publiquei no Brasil alguns livros e textos que são resultado desse trabalho.

Anna Cecília Prestes Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Estudante do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense desde 2020. Formada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em 2019. De março de 2017 até março de 2018 foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no subprojeto da professora Elisabete Cruvello. Em 2018, criou um blog sobre cinema e teve seu primeiro artigo publicado no Jornal do Brasil.

Elizabeth Tunes, Universidade de Brasília e Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador associado da Universidade de Brasília e professora do Centro Universitário de Brasília. Sua atividade de pesquisa focaliza, principalmente, os seguintes temas: conhecimento científico e conhecimento escolar, relação professor-aluno, aprendizagem e desenvolvimento, desenvolvimento psicológico atípico e deficiência mental, processos de escolarização e o significado social da escola.

Downloads

Publicado

2020-11-30 — Atualizado em 2021-01-05

Versões

Como Citar

PRESTES, Z. R.; COSTA, A. C. P.; TUNES, E. Uma história de vida. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 3, 5 jan. 2021.

Edição

Seção

Vídeo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)