Inventário de Depressão Infantil (CDI): análise dos parâmetros psicométricos

Autores

  • Miriam Cruvinel
  • Evely Boruchovitch
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos

Palavras-chave:

psychological evaluation, psychometrics, self-report scales, child depression.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar os parâmetros psicométricos da versão brasileira reduzida do Inventário de Depressão Infantil – CDI e de sua versão original. Do Estudo 1, participaram 169 escolares da 3ª, 4ª e 5ª série, do ensino fundamental de escola pública. A análise fatorial apontou a presença de cinco fatores que explicavam 49,6% da variância total e obteve-se um Alfa de Cronbach de α=0,73. Do Estudo 2, participaram 157 alunos de 3ª e 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública. A análise fatorial exploratória revelou também cinco fatores que explicavam 43,9% da variância total com um Alfa de Cronbach de α=0,80. Todavia, em ambos os estudos, os itens dos fatores ainda não se mostraram ajustados no que se refere à separação dos aspectos cognitivos, afetivos, motivacionais e comportamentais envolvidos no construto depressão infantil, o que deve constituir-se em um desafio para os estudiosos do tema.

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Publicado

2009-02-04

Como Citar

CRUVINEL, M.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. DOS. Inventário de Depressão Infantil (CDI): análise dos parâmetros psicométricos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 2, p. 473-490, 4 fev. 2009.

Edição

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