A presença feminina nas indústrias de lingerie na cidade de Franca
Palavras-chave:
work, woman, female underwear, leadership.Resumo
Dados recentes nos comprovam que as indústrias de lingerie têm apresentado considerável crescimento na cidade de Franca/SP, cuja história sempre se pautou pela indústria do calçado. Devido à crise no setor calçadista, sobretudo em razão da intensificação da concorrência com a indústria dos países asiáticos, muitas grandes fábricas de calçados foram fechadas e, com a dispensa de mão-de-obra, houve um processo de reorganização da estrutura fabril, protagonizado, em especial, por aqueles que buscavam nova inserção no mercado de trabalho. Diante deste quadro nasce uma nova vocação empresarial comandada basicamente por mulheres, e que está abrindo postos de trabalho para outras mulheres – a indústria de lingerie, que vem crescendo notoriamente. Partimos de um pressuposto inicial de que muitas destas mulheres, hoje à frente da incipiente indústria de lingerie, tiveram alguma experiência pregressa nas indústrias calçadistas, que empregam expressiva mão-de-obra feminina, sobretudo nos setores de apara e corte de couro, pintura e embalagem, sem contar os serviços do terceiro setor em que a presença feminina é, em qualquer circunstância, relevante. Já por estarem num ambiente econômico-industrial relacionado à moda, a transposição do calçado para a lingerie, em que pese as diferenças óbvias, representou para estas mulheres um reajuste em suas antigas qualificações como industriárias do calçado. Este estudo, em andamento, tem como fito levantar dados a respeito do histórico dessa incipiente indústria, e, através do relato dessas mulheres, conhecer suas trajetórias de vida e as experiências que trouxeram para essa nova realidade. Intenta também reconhecer quais foram as estratégias utilizadas para se reorganizarem nos espaços produtivos, que, em alguns casos é a própria casa, além de conhecer e identificar outras experiências que se articulam, no mundo do trabalho.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.