A menina que se constituiu no contexto do tráfico: o estudo psicossocial forense e o resgate da função paterna

Autores

  • Liana Fortunato Costa Universidade de Brasília
  • Viviane Neves Legnani Universidade Federal de Goiás
  • Cristiane Barbosa Di Bernardo Zuim

Palavras-chave:

Psicologia Jurídica, função paterna, parentalidade, estudo psicossocial forense.

Resumo

Neste artigo discutimos a questão da complementaridade entre a Psicologia e o Direito. O texto tem seu centro no estudo psicossocial forense de um pedido de guarda de um pai sobre sua filha e envolve ligação com o tráfico de drogas. Este estudo oportuniza o resgate do valor da Justiça como um momento propício para que significados ocultos dos conflitos familiares sejam esclarecidos. A questão é como o Setor Psicossocial pode garantir o melhor interesse da criança? Apontamos a concepção de pai de família, como aquele que tem um lugar e uma responsabilidade social. A Justiça clama por este pai. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Fortunato Costa, Universidade de Brasília

Psicóloga, Terapeuta Familiar e Psicodramatista. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura PCL/IP/UnB .

Viviane Neves Legnani, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga, Psicanalista. Doutora em Psicologia  pela Universidade de Brasília. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás.

Cristiane Barbosa Di Bernardo Zuim

Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília. Psicóloga do Serviço Psicossocial Forense do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Publicado

2009-06-22

Como Citar

COSTA, L. F.; LEGNANI, V. N.; ZUIM, C. B. D. B. A menina que se constituiu no contexto do tráfico: o estudo psicossocial forense e o resgate da função paterna. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 1, p. 151-162, 22 jun. 2009.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)