Experimentações entre Dança e Saúde Mental

Autores

  • Mariana Tavares Cavalcanti Liberato Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Magda Dimenstein Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

dança, Reforma Psiquiátrica, produção de subjetividade

Resumo

Nosso objetivo foi discutir a utilização da dança no contexto da Reforma Psiquiátrica a partir da análise de um grupo de expressão corporal de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Para tanto, acompanhamos alguns de seus encontros, realizamos entrevistas com profissionais ligados ao mesmo e participamos de uma reunião da equipe. Vimos que esta experiência pode servir como um dispositivo da Reforma Psiquiátrica, possibilitando novas maneiras de lidar com a diferença, mas pode ser também capturada pela lógica manicomial. Além disso, o grupo serviu como um analisador da organização do serviço e da necessidade de criar formas distintas de cuidado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Tavares Cavalcanti Liberato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda do Programa de Psicologia Social Integrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Magda Dimenstein, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2009-06-22

Como Citar

LIBERATO, M. T. C.; DIMENSTEIN, M. Experimentações entre Dança e Saúde Mental. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 1, p. 163-176, 22 jun. 2009.

Edição

Seção

Artigos