O que percebemos quando não vemos?

Autores

  • Joana Belarmino de Sousa Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

blindness, perception, tactile worldseeing.

Resumo

Esse artigo é fruto de uma intervenção que fiz por ocasião do Colóquio "Ver e Não-Ver", realizado no Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro, em outubro de 2008. O trabalho ora publicado quase não sofreu alteração, a não ser aquelas próprias da formatação, ou pequenos acréscimos que clarificaram melhor algum ponto da comunicação.  Manteve-se, em todo o texto, o tom coloquial que caracterizou a intervenção e o resultado final exibe apontamentos, pistas para reflexão,  trilhas a serem aprofundadas e debatidas no curso de outros trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Belarmino de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

possui graduação em Bacharelado Em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1981) , especialização em Metodologias de Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (1990) , mestrado em Mestrado Em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1996) , doutorado em Programa de Pós Graduação Em Comunicação Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Estadual de Bayeux (1973) e ensino-medio-segundo-grau pela Escola Normal de Santa Rita (1976) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Atuando principalmente nos seguintes temas: Doutorado, braille, cegueira, Semiótica, percepção tátil.

Publicado

2009-06-22

Como Citar

SOUSA, J. B. DE. O que percebemos quando não vemos?. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 1, p. 179-184, 22 jun. 2009.

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional