De desejos e de cidades: a difícil arte cotidiana da vida coletiva

Autores

  • Eliana Kuster

Palavras-chave:

cidades, desejo, convívio

Resumo

Os prazeres e as dificuldades da vida nas cidades são o nosso ponto de partida para esse texto no qual fazemos um passeio por alguns autores que trataram deste tema: o equilíbrio entre o 'desejo de cidade', ou seja, a forte motivação que impele os homens para a vida coletiva, e o 'desejo na cidade', os impulsos individuais que podem dificultar a formação de um conjunto coeso. Passando por Sade, Calvino e Perec, vamos chegar à origem desse embate na polis grega, ali onde o aspecto político da vida coletiva é pela primeira vez trazido à cena. Desde os gregos, portanto, o homem se pergunta: como pode ser possível a vida nas cidades?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Kuster

Arquiteta. Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Professora do curso de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo CEFET/ES.

Publicado

2009-09-16

Como Citar

KUSTER, E. De desejos e de cidades: a difícil arte cotidiana da vida coletiva. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 2, p. 275-294, 16 set. 2009.

Edição

Seção

Dossiê Cidades

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.