9 cenas, algumas obs-cenas, da rua

Autores

  • Robert Moses Pechman Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

rua, esfera pública, sociabilidade, acontecimento urbano

Resumo

Importa aqui tomar o acontecimento urbano como sintoma da cidade. Mas de que sofre a cidade? De excesso de individualismo e do escasseamento da vida pública na rua. Mas se o que caracteriza a cidade é o acolhimento do Outro, que se desdobra em convivialidades e em sociabilidades, como podemos pensar numa cidade sem que a questão da hospitalidade venha à tona? À propósito dessa contradição entre cidade e individualismo e privativismo e hospitalidade, me ponho a observar nossas ruas e a divisar certas cenas urbanas, depreendendo daí o que essas cenas podem nos contar de um ethos citadino. E, sim, elas nos contam muitas coisas de uma nova paisagem urbana/humana que insiste em desmanchar a imagem do acolhimento como a cena primordial da cidade, impondo sua obscena verdade, sua cena obs-cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert Moses Pechman, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Historiador. Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2009-09-16

Como Citar

PECHMAN, R. M. 9 cenas, algumas obs-cenas, da rua. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 2, p. 351-368, 16 set. 2009.

Edição

Seção

Dossiê Cidades