História da Psicologia Social no Rio de Janeiro: dois importantes personagens

Autores

  • Renato Sampaio Lima Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Psicologia Social, História, Biografia, Aroldo Rodrigues, Eliezer Schneider

Resumo

A psicologia social de meados da década de 1960 e início da década de 1970 conheceu, segundo alguns autores, o que se denominou "crise". Nas décadas seguintes, as discordâncias teóricas e metodológicas presentes neste campo evidenciaram não apenas posições antagônicas em relação a temas importantes no campo da psicologia social, como também deram visibilidade a alguns autores que representavam estas rivalidades. No Brasil e, mais especificamente no Rio de Janeiro, dois personagens importantes tiveram seus nomes e suas obras relacionados a estes antagonismos: Schneider e Rodrigues. Nosso objetivo será apresentar um relato da história destes importantes personagens da psicologia social no Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Sampaio Lima, Universidade Federal de Sergipe

Psicólogo. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2009-09-16

Como Citar

LIMA, R. S. História da Psicologia Social no Rio de Janeiro: dois importantes personagens. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 2, p. 409-424, 16 set. 2009.

Edição

Seção

Temáticas Diversas