Validade por processo de resposta no teste de Cloze

Autores

  • Neide de Brito Cunha Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco

Palavras-chave:

psychological assessment, Cloze test, reading comprehension, psychometrics, response process

Resumo

Tendo por base considerações sobre as evidências de validade por processo de resposta, foram analisados neste estudo os erros cometidos num teste de Cloze. Participaram 266 crianças, de ambos os sexos, entre 8 e 13 anos, de terceiras e quartas séries do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de São Paulo. Foram formados dois grupos de protocolos: das crianças que tiveram as melhores e as piores pontuações, para a construção de uma escala dos tipos de erros cometidos, a saber: branco, fonológico, lexical, sintático e semântico. Os resultados mostraram que as crianças com médias mais altas cometeram mais erros lexicais e as com médias mais baixas, erros semânticos. Embora tenha sido encontrada a evidência de validade por processo de resposta, por meio da avaliação da homogeneidade na distribuição dos tipos de erros, é preciso ampliar o conhecimento sobre as características psicométricas do teste de Cloze.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide de Brito Cunha, Universidade São Francisco

Docente da Graduação da Universidade São Francisco/Bragança Paulista

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Psicóloga. Docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco/ Itatiba. Bolsista produtividade do CNPq

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

CUNHA, N. DE B.; SANTOS, A. A. A. DOS. Validade por processo de resposta no teste de Cloze. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 3, p. 549-562, 30 dez. 2009.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)