Conflito entre práticas e leis: a adolescência no processo judicial

Autores

  • Cynthia Rejanne Correa Araujo Ciarallo UNB
  • Ângela Maria de Oliveira Almeida UNB

Palavras-chave:

adolescência, doutrina da situação irregular, doutrina da proteção integral, práticas sociais, justiça

Resumo

O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) apontou novas formas de enfrentamento na apuração de ato infracional de adolescentes. Porém, suspeita-se que uma complexa negociação de sentidos constantemente atravessada por estereótipos e por lógicas sociais historicamente construídas havia gerado conflitos de práticas e idéias entre aqueles que operam a lei. Assim, propõe-se conhecer como o adolescente era retratado nos processos judiciais na apuração de atos infracionais. A partir de leitura e análise minuciosa de 12 (doze) processos infracionais de adolescentes foram identificados elementos típicos da doutrina da situação irregular que passaram a receber nova roupagem conceitual nas manifestações evocadas a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente. Desta forma, concluiu-se que as representações compartilhadas no âmbito da Justiça acerca do adolescente são ainda ancoradas em um modelo tutelar que considera o adolescente um objeto de direito, cujo futuro, na condição de infrator, deve ser traçado pelo Estado.

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Biografia do Autor

Cynthia Rejanne Correa Araujo Ciarallo, UNB

Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

Ângela Maria de Oliveira Almeida, UNB

Professora  da Universidade de Brasília, Coordenadora do Laboratório de Psicologia Social do Desenvolvimento e Diretora do Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social.

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Publicado

2009-12-30

Como Citar

CIARALLO, C. R. C. A.; ALMEIDA, ÂNGELA M. DE O. Conflito entre práticas e leis: a adolescência no processo judicial. Fractal: Revista de Psicologia, v. 21, n. 3, p. 613-630, 30 dez. 2009.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas