Produção científica sobre psicoterapias na base de dados PePSIC (1998/2007)
Palavras-chave:
psicologia clínica, modelos teóricos, metaciência, literatura científica, discurso científicoResumo
Objetiva a análise da produção científica publicada no período entre 1998 e 2007 sobre psicoterapia, considerando as variáveis: distribuição das publicações ano a ano; periódicos; quantidade e sexo dos autores; tipos de pesquisa (empíricas ou outros tipos); enfoque teórico das produções; afiliação institucional dos autores; e estratégias de avaliação psicológica utilizadas. O material é constituído de artigos publicados em periódicos científicos indexados à base de dados PePsic (N=117) e foi obtido ao utilizar o verbete “psicoterapia”. A análise apresentada é quantitativa. Os resultados indicaram que os autores das produções são do sexo feminino em sua maioria. Dos tipos de trabalhos analisados, houve maior número de trabalhos teóricos, seguidos por empíricos. Cinco dos periódicos possuem 50,5% de toda a produção pesquisada. O enfoque teórico psicanalítico teve maior predominância, seguido do cognitivo e comportamental. A maior parte dos autores está afiliada a instituições brasileiras, as quais estão concentradas na região sudeste do país. Houve uma maior prevalência para o uso de entrevistas e escalas como estratégias de avaliação psicológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.