Psicologia e liberdade: conhecimento do “eu” e das coisas

Autores

  • Leonardo Ferreira Almada Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

liberdade, duração, tempo e espaço, multiplicidade, psicofísica

Resumo

Nesse artigo, proponho investigar a significação do problema da liberdade no âmbito de um debate entre a tradição espiritualista e a psicologia experimental. Meu objetivo é o de demonstrar que a conceituação da mente como duração não-espacializada e como multiplicidade qualitativa é capaz de suprir os empecilhos à liberdade que são instituídos pela psicologia experimental. Para tanto, recorro às obras dos filósofos Henri Bergson e Farias Brito, no tanto quanto souberam expressar e se posicionar em face dos propósitos experimentalistas. A conclusão obtida é a de que a causalidade não é determinação e, por isso, não exclui a liberdade. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Almada, Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás

Leonardo Ferreira Almada é Professor Efetivo Adjunto I (Dedicação Exclusiva) da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG) e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) da Universidade Federal de Goiás. É Doutor e Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Graduado em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve, pela FAFIL-UFG, o Projeto de Pesquisa "O papel das Relações Neurais de Interação e Integração entre Processos Emocionais e Processos Cognitivos nos Processos de Decision-Making: uma Perspectiva Ético-Epistemológica", no âmbito de suas duas Linhas de Pesquisa: (i) Epistemologia das Neurociências e da Psiquiatria e (ii) Neurociência da Ética (Bases Cerebrais do Comportamento Moral). Como resultado de suas pesquisas, criou e coordena o "Núcleo de Epistemologia das Neurociências e da Psiquiatria e Neurociência da Ética", registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Em seu Pós-Doutorado pela UNESP (Instituto de Biociências de Botucatu), realiza a pesquisa "A Proposta de uma Neurociência Afetiva: uma Análise Epistemológica da Taxonomia das Emoções Humanas elaboradas por Jaak Panksepp", supervisionada pelo Prof. Dr. Alfredo Pereira Junior, e tendo sido financiada pela FAPESP. Suas Pesquisas têm características Multi e Interdisciplinares, e buscam, em linhas gerais, estabelecer uma análise acerca do (i) papel das relações cerebrais de interação e integração entre processos cognitivos e processos emocionais no comportamento moral e os (ii) aspectos neuropsicofisiológicos que suportam os processos de decision-making. Todas estas pesquisas se referem a um campo de atuação multi e interdisciplinar, que se constitui a partir da tentativa da conjunção de Neurociências, Psiquiatria, Ciências Cognitivas, Psicologia Evolucionista, Psicologia Experimental, Epistemologia e Ética. É sob o peso de tal perspectiva que tem estruturado sua análise de algumas das mais recentes e relevantes produções científicas dedicadas às bases neuropsicofisiológicas do comportamento humano, recorrendo, para tanto, a um background metodológico e conceitual filosófico capaz de constituir inúmeras possibilidades investigativas no âmbito das questões e interesses que a Filosofia compartilha com as Ciências da Mente em geral. Tem ampla formação em História da Filosofia, especialmente em discussões acerca dos seguintes problemas: consciência, mente, identidade pessoal, relação mente-corpo e natureza da ação moral. Em seus Blogs, é possível encontrar informações adicionais acerca de seus interesses investigativos e de seus Projetos de Pesquisa: http://leonardoalmadablog.blogspot.com e http://leonardoferreiraalmadapesquisa.blogspot.com

leonardo.f.almada@gmail.com

Referências

BERGSON, Henri. Ensaios sobre os Dados Imediatos do Conhecimento. Trad. João da Silva Gama. Lisboa: Edições 70, 1889/1988.

BRITO, R. F. O Mundo Interior: Ensaio Sobre os Dados Gerais da Filosofia do Espírito. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1914/2003a.

BRITO, R. F. Ensaio sobre o Conhecimento. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1914/2003b.

BRITO, R. F. A Verdade como Regra das Ações: Ensaio de Filosofia Moral como introdução ao estudo do Direito. Brasília: Senado Federal, 1905/2005.

Downloads

Publicado

2011-04-30

Como Citar

ALMADA, L. F. Psicologia e liberdade: conhecimento do “eu” e das coisas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 1, p. 85-98, 30 abr. 2011.

Edição

Seção

Temáticas Diversas