Uma experiência de intervenção em um projeto cultural: o psicólogo e a defesa dos direitos humanos nas instituições socioeducativas

Autores

  • Fabio Montalvão Soares Grupo Cultural AfroReggae

Palavras-chave:

dispositivo de intervenção, projeto cultural, mediação de conflitos, direitos humanos

Resumo

O artigo discute, a partir da experiência da realização do Projeto Oficinas Culturais do AfroReggae no Degase, a atuação do psicólogo num projeto cultural direcionado às instituições socioeducativas. Na problematização a respeito da inserção profissional nesse contexto, tece considerações sobre o estatuto da intervenção, baseando-se na tecnologia de mediação de conflitos do Grupo Cultural AfroReggae como exemplo de dispositivo utilizado estrategicamente para esse fim. O papel do psicólogo caracteriza-se, nas relações com os jovens em conflito com a lei, como o de facilitador dos processos coletivos e do plano político, proporcionando a construção de uma rede de gestão de atividades em prol da defesa dos seus direitos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Montalvão Soares, Grupo Cultural AfroReggae

Psicólogo do Grupo Cultural AfroReggae. Tutor do Curso de Atualização para Conselheiros Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente EAD/ ENSP/ FIOCRUZ.

Downloads

Publicado

2011-04-30

Como Citar

SOARES, F. M. Uma experiência de intervenção em um projeto cultural: o psicólogo e a defesa dos direitos humanos nas instituições socioeducativas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 1, p. 171-190, 30 abr. 2011.

Edição

Seção

Temáticas Diversas