Reflexões sobre a experiência moderna e a liberdade

Autores

  • Leonardo Pinto de Almeida Universidade Federal Fluminense (Prof. Adjunto I)

Palavras-chave:

liberdade, experiência moderna, morte de deus, experimentação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre o advento da experiência moderna e a questão da liberdade, a partir de uma reflexão sobre o acontecimento da morte de Deus. Seguindo as reflexões contidas nas obras de Foucault, Sartre, Sloterdjik, Blanchot, examinamos a especificidade do enunciado nietzscheano da morte de Deus e suas conseqüências para a vida e a experiência moderna. Assim, concluímos que a experiência moderna apontaria para um paradoxo que assinala um movimento que estaria entre a liberdade como tarefa contínua e as sombras de deus que obliteram o campo de experimentação e o exercício da liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto de Almeida, Universidade Federal Fluminense (Prof. Adjunto I)

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) com estágio de doutorado sanduíche no Centre de Recherche sur la Lecture Littéraire da Universidade de Reims Champagne-Ardenne (2005). Realizou o pós-doutorado em Psicologia, com a pesquisa "Leitura literária: para uma análise das relações entre a experiência literária, a produção de subjetividade e a ontologia política", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e sob o financiamento do CNPq, bolsa PDJ (2008). Autor do livro "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009). Publicou 22 artigos em periódicos especializados nas áreas de psicologia, letras, comunicação social, filosofia e ciência da informação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: experiência literária, escrita e leitura, autoria, literatura, história da leitura, internet, liberdade, linguagem e construção de subjetividade, estudos contemporâneos da subjetividade e psicologia clínica. Atualmente, é Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2011-01-03

Como Citar

ALMEIDA, L. P. DE. Reflexões sobre a experiência moderna e a liberdade. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 3, p. 609-620, 3 jan. 2011.

Edição

Seção

Artigos