Formar Psicólogos: Por quê? Para quê?

Autores

  • Jurema Barros Dantas universidade veiga de almeida

Palavras-chave:

formação, psicologia, educação, contemporaneidade.

Resumo

Este artigo elucida duas questões centrais: a primeira se debruça sobre o porquê formar psicólogos e a segunda procura entender o para que de tal formação relacionando ambas às questões com nosso momento histórico, na tentativa de refletir sobre esta formação que, ainda hoje, se encontra por vezes atrelada a noção de especialista. Queremos discutir a formação de profissionais como meros reprodutores de conceitos e técnicas destituídos da História e para isso colocaremos em cena uma formação psi que, comprometida socialmente, prioriza o humano, reiterando no ato de viver o caráter pleno de luta política e o da afirmação de modos singulares de existir.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jurema Barros Dantas, universidade veiga de almeida
    Psicóloga, doutora em Psicologia Social pela UERJ, Mestre na área de Estudos da Subjetividade pela UFF, Especialista em Psicologia Clínica pelo IFEN/RJ, Pesquisadora Capes na área de Filosofia e Clínica.

Downloads

Publicado

2011-01-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formar Psicólogos: Por quê? Para quê?. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 22, n. 3, p. 621–636, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4839. Acesso em: 7 dez. 2025.