Atitudes e comportamentos de estudo em alunos de curso superior: diferenças entre gêneros

Autores

  • Larissa Nascimento Lemos
  • Camila Teresa Ponce Leon de Mendonça Graduanda do Curso de Psicologia da UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa.
  • Maria Fabrícia Queiroga da Costa Graduanda do Curso de Psicologia da UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa.
  • Tatiana Schneider Graduanda do Curso de Psicologia da UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa.
  • Alisson de Menezes Pontes Graduando do Curso de Psicologia da UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa.
  • Débora Hipólito Lisboa Graduanda do Curso de Psicologia da UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa.
  • Suy-Mey Carvalho de Mendonça Gonçalves Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora titular do Centro Universitário de João Pessoa e coordenadora adjunta do curso de Psicologia.

Resumo

Estudos têm procurado demonstrar diferenças de gêneros em várias áreas (social, de personalidade, cultural, etc.). Tais diferenças explicam comportamentos e influenciam a adoção de novos comportamentos. Nessa busca por diferenças, pesquisas sobre diferenças de gêneros em investimentos dos estudantes do Ensino Superior nas suas atividades de estudo são ainda incipientes. Assim sendo, este estudo buscou aplicar o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo (IACHE-sup), em estudantes do ensino superior em uma instituição de ensino privado na cidade de João pessoa – PB. A amostra da pesquisa foi composta por 458 alunos, com idades entre 17 a 58 anos, com a maior porcentagem de mulheres, e distribuída pelos cursos de psicologia, administração, direito e fisioterapia. Os alunos responderam, durante os intervalos das aulas, a um questionário contendo 44 itens, distribuídos em seis dimensões (compreensivo, reprodutivo, percepções pessoais, motivação, organização do estudo, satisfação). Análises descritivas e inferenciais através de testes t e análises de variância evidenciaram que o gênero feminino apresentou maior média no fator reprodutivo, voltado à memorização do conteúdo apreendido e na retenção via repetição da matéria dada. Em relação aos demais fatores não foram encontradas diferenças significativas. Observou-se, também, que o sexo masculino destaca-se no fator de organização do estudo, dado pela motivação intrínseca às atividades de estudo, e gosto pela tarefa ligada à aprendizagem do curso. Tais resultados apontam para questões culturais e corroboram pesquisas, as quais mostram que mulheres passam mais tempo fixando conteúdos e, portanto, o memorizam mais, e que, os homens são mais organizados e disciplinados em relação aos estudos. Portanto, verifica-se que há diferenças significativas entre os gêneros nessa temática e que especialistas podem utilizar-se destes achados para investigações futuras e elaboração de recursos pedagógicos a esse estrato amostral. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Nascimento Lemos

Psicologia, Avaliação Psicologica

Downloads

Publicado

2011-08-31

Como Citar

LEMOS, L. N.; MENDONÇA, C. T. P. L. DE; COSTA, M. F. Q. DA; SCHNEIDER, T.; PONTES, A. DE M.; LISBOA, D. H.; GONÇALVES, S.-M. C. DE M. Atitudes e comportamentos de estudo em alunos de curso superior: diferenças entre gêneros. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 2, p. 441-442, 31 ago. 2011.

Edição

Seção

Eventos