Atitudes e comportamentos de estudo em alunos de curso superior: diferenças entre gêneros
Resumo
Estudos têm procurado demonstrar diferenças de gêneros em várias áreas (social, de personalidade, cultural, etc.). Tais diferenças explicam comportamentos e influenciam a adoção de novos comportamentos. Nessa busca por diferenças, pesquisas sobre diferenças de gêneros em investimentos dos estudantes do Ensino Superior nas suas atividades de estudo são ainda incipientes. Assim sendo, este estudo buscou aplicar o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo (IACHE-sup), em estudantes do ensino superior em uma instituição de ensino privado na cidade de João pessoa – PB. A amostra da pesquisa foi composta por 458 alunos, com idades entre 17 a 58 anos, com a maior porcentagem de mulheres, e distribuída pelos cursos de psicologia, administração, direito e fisioterapia. Os alunos responderam, durante os intervalos das aulas, a um questionário contendo 44 itens, distribuídos em seis dimensões (compreensivo, reprodutivo, percepções pessoais, motivação, organização do estudo, satisfação). Análises descritivas e inferenciais através de testes t e análises de variância evidenciaram que o gênero feminino apresentou maior média no fator reprodutivo, voltado à memorização do conteúdo apreendido e na retenção via repetição da matéria dada. Em relação aos demais fatores não foram encontradas diferenças significativas. Observou-se, também, que o sexo masculino destaca-se no fator de organização do estudo, dado pela motivação intrínseca às atividades de estudo, e gosto pela tarefa ligada à aprendizagem do curso. Tais resultados apontam para questões culturais e corroboram pesquisas, as quais mostram que mulheres passam mais tempo fixando conteúdos e, portanto, o memorizam mais, e que, os homens são mais organizados e disciplinados em relação aos estudos. Portanto, verifica-se que há diferenças significativas entre os gêneros nessa temática e que especialistas podem utilizar-se destes achados para investigações futuras e elaboração de recursos pedagógicos a esse estrato amostral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.