A psicoterapia diante da liberdade humana: uma discussão orteguiana
Palavras-chave:
psychotherapy, human freedom, Ortega y Gasset.Resumo
O artigo aborda a liberdade humana a partir do legado filósofo de José Ortega y Gasset como possibilidade de caminho para a compreensão humana. Afinal, a psicoterapia lida essencialmente com o problema da liberdade, já que o homem responde ao que lhe vem ao encontro. O filósofo madrileno, ao colocar o homem como protagonista de sua vida, favorece a abertura a um modo específico de atenção, demarcando uma atitude clínica que renuncie qualquer redução do humano a dimensões meramente orgânicas, psicológicas ou sociais, reduzindo-o, portanto, à figura amorfa de quem, nada ou pouco, pode fazer por si mesmo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, L. Actualidade do Pensamento Ético de Ortega y Gasset. In: M. I. A. AMOEDO; J. M. B. DIAS; A. S. DELGADO (Org.). José Ortega y Gasset: leituras críticas no cinqüentenário da morte do autor. Évora: Universidade de Évora, 2007, p. 1-19.
GASSET, J. O. A rebelião das massas (1929). Tradução de Herrera Filho. Rio de Janeiro: Ibero-Americano, 1962.
GASSET, J. O. Meditação da técnica: vicissitudes das ciências - cacofonia na física (1939). Tradução de L. W. Vita. Rio de Janeiro: Ibero-Americano, 1963.
GASSET, J. O. Meditações do Quixote (1914). Tradução de G. M. Kujawski. São Paulo: Ibero-Americano, 1967.
GASSET, J. O. Que é filosofia? (1958). Tradução de L. W. Vita. Rio de Janeiro: Ibero-Americano, 1971.
GASSET, J. O. O homem e a gente: intercomunicação humana (1957). Tradução de J. C. Lisboa. Rio de Janeiro: Ibero-Americano, 1973.
GASSET, J. O. A idéia do teatro (1936). Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1978.
GASSET, J. O. História como sistema: Mirabeau ou o político (1935). Tradução de J. A. G. Sobrinho & E. H. C. Costa. Brasília: UnB, 1982.
GASSET, J. O. Goethe – Dilthey (1932). Madrid: Alianza, 1983.
GASSET, J. O. Em torno a Galileu: esquema das crises (1933). Tradução de L. F. A. Esteves. Petrópolis: Vozes, 1989.
GASSET, J. O. Adão no paraíso e outros ensaios de estética (1910). Tradução de R. Araújo. São Paulo: Cortez, 2002.
GASSET, J. O. Ideas e creencias (1940). In: ______. Obras Completas. Madrid: Santillana, 2006. v. 5, p. 657-704.
KUJAWSKI, G. M. Introdução à forma de pensar orteguiana. Humanidades, Brasília, v. 2, n. 9, p. 109-116, 1984.
MARÍAS, J. El método histórico de las generaciones (1949). 4. ed. Madri: Revista de Occidente, 1967.
SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo (1946). In: ______. Sartre: vida e obra. Tradução de Rita Correia Guedes. São Paulo: Abril Cultural, 1987. Coleção Os Pensadores, v. XLV, 3 ed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.