Expressão e conhecimento: a linguagem na "Fenomenologia da Percepção"

Autores

  • Danilo Saretta Verissimo Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP.

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, linguagem, fenomenologia

Resumo

Este artigo destina-se ao estudo das análises que o filósofo Maurice Merleau-Ponty dedica ao tema da linguagem no livro A fenomenologia da percepção. O filósofo parte da discussão de pesquisas relativas à psicopatologia da linguagem. Nelas, afirma-se que os doentes estariam limitados a uma atitude concreta e, portanto, impedidos de efetuar as formas do comportamento simbólico. Merleau-Ponty adota uma postura crítica em relação à inspiração intelectualista que perpassa essa caracterização e estende suas críticas à psicologia genética de Piaget. É ao registro do gesto que o filósofo vincula a linguagem, enfatizando o seu caráter intencional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Saretta Verissimo, Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP.

Psicólogo (USP), d outor em Psicologia (USP) e doutor em filosofia (Université J e a n M o u l i n - L y o n 3 ) . P r o f e s s o r A s s i s t e n t e D o u t o r d o Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP. Á r e a s d e C o m p e t ê n c i a : H i s t ó r i a , t e o r i a s e s i s t e m a s e m P s i c o l o g i a ; f e n o m e n o l o g i a ; f i l o s o f i a f r a n c e s a c o n t e m p o r â n e a ; M e r l e a u - P o n t y .

Referências

BIMBENET, E. Nature et humanité: le problème anthropologique dans l’ouvre de Merleau-Ponty. Paris: Vrin, 2004.

CASSIRER, E. La philosophie des formes symboliques, v.3: La phénoménologie de la conaissance. Tradução Claude Fronty. Paris: Les Éditions de Minuit, 1972.

GELB, A. Remarques générales sur l’utilisation des donnés pathologiques pour la psychologie et la philosophie du langage. Journal de Psychologie Normale et Pathologique, Paris, v.30, p.403-429, 1933.

GOLDSTEIN, K. L’analyse de l’aphasie et l’étude de l’essence du langage. In: GURWITSCH, A.; HAUDEK, E.; HAUDEK, W. Kurt Goldstein: Selected Papers / Ausgewählte Schreften. Netherlands: Martinus Nijhoff / The Hague, 1971a. p.282-344.

GOLDSTEIN, K. Signifiance of speech disturbances for normal psychology. In: GURWITSCH, A.; HAUDEK, E.; HAUDEK, W. Kurt Goldstein: Selected Papers / Ausgewählte Schreften. Netherlands: Martinus Nijhoff / The Hague, 1971b. p.360-364.

MERLEAU-PONTY, M. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945.

MERLEAU-PONTY, M. Psychologie et pédagogie de l’enfant: cours de Sorbonne 1949-1952. Lagrasse: Verdier, 2001.

PIAGET, J. La représentation du monde chez l’enfant. Paris: Quadrige / PUF, 2003. (Trabalho original publicado em 1926).

SAINT AUBERT, E. Vers une ontologie indirect: sources et enjeux critiques de l’appel à l’ontologie chez Merleau-Ponty. Paris: Vrin, 2006.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

VERISSIMO, D. S. Expressão e conhecimento: a linguagem na "Fenomenologia da Percepção". Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 3, p. 513-524, 31 dez. 2012.

Edição

Seção

Artigos