Memórias e narrativas tecidas em uma experiência extensionista
Palavras-chave:
method, extension, educators, psychologistsResumo
O presente trabalho pretende colocar em análise o percurso metodológico construído por psicólogos-extensionistas em uma experiência de assessoria com educadores responsáveis por um projeto de educação popular. Tendo o método como objeto de reflexão, buscamos, nas noções de diálogo (Paulo Freire) e de experiência (Walter Benjamin), retomar alguns fragmentos de memórias para pensar o lugar que ocupávamos nesse projeto. Repensar a nossa assessoria por este prisma nos permite refletir sobre as formas de fazer extensão e pesquisa nos campos da psicologia e da educação, entendidos estes como os lugares dos experts que aplicam seu conhecimento para transformar uma determinada realidade.
Downloads
Referências
ABRAMO, H. W. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 5/6, p. 25-36, maio/dez. 1997.
ALBERTO, M. de F. P.; COSTA, E. A. de P. C. Caminhos norteadores de uma prática de extensão. Revista de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, v. 3, n. 8, p. 37-48, dez. 1998.
AS MIL E UMA NOITES. GALLAND, A. (Org.). Paris: [S.n.], 1704.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Tradução de Paulo Bezerra.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: 34, 2002. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. In: ______. Obras escolhidas I. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet.
BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: 34, 1992. Tradução de Peter Pál Pelbart.
DOIMO, A. M. A vez e a voz do popular: movimentos sociais e participação política no Brasil pós-70. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/ANPOCS, 1995.
FOUCAULT, M. As verdades e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Cadernos da PUC-Rio, 1974. Conferências I e II.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GAGNEBIN, J. M. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: 34, 2006.
GAGNEBIN, J. M. . Prefácio. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. In: ______. Obras escolhidas I. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 7-19. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet.
GOHN, M. da G. Movimentos sociais e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
KONDER, L. É preciso teologia para pensar o fim da História? Revista USP, São Paulo, 15, p. 32-37, 1992. Dossiê Walter Benjamin.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.