Memórias e narrativas tecidas em uma experiência extensionista

Autores

  • Eduardo Antonio de Pontes Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Fátima Pereira Alberto Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

method, extension, educators, psychologists

Resumo

O presente trabalho pretende colocar em análise o percurso metodológico construído por psicólogos-extensionistas em uma experiência de assessoria com educadores responsáveis por um projeto de educação popular. Tendo o método como objeto de reflexão, buscamos, nas noções de diálogo (Paulo Freire) e de experiência (Walter Benjamin), retomar alguns fragmentos de memórias para pensar o lugar que ocupávamos nesse projeto. Repensar a nossa assessoria por este prisma nos permite refletir sobre as formas de fazer extensão e pesquisa nos campos da psicologia e da educação, entendidos estes como os lugares dos experts que aplicam seu conhecimento para transformar uma determinada realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Antonio de Pontes Costa, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo, Professor Adjunto do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicologia Educacional, Formação e Infância: estudos sobre classes populares e educação pública.


Maria de Fátima Pereira Alberto, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga, Professora Associada do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal da Paraíba, Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Trabalho.

Referências

ABRAMO, H. W. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 5/6, p. 25-36, maio/dez. 1997.

ALBERTO, M. de F. P.; COSTA, E. A. de P. C. Caminhos norteadores de uma prática de extensão. Revista de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, v. 3, n. 8, p. 37-48, dez. 1998.

AS MIL E UMA NOITES. GALLAND, A. (Org.). Paris: [S.n.], 1704.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Tradução de Paulo Bezerra.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: 34, 2002. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. In: ______. Obras escolhidas I. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet.

BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: 34, 1992. Tradução de Peter Pál Pelbart.

DOIMO, A. M. A vez e a voz do popular: movimentos sociais e participação política no Brasil pós-70. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/ANPOCS, 1995.

FOUCAULT, M. As verdades e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Cadernos da PUC-Rio, 1974. Conferências I e II.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GAGNEBIN, J. M. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: 34, 2006.

GAGNEBIN, J. M. . Prefácio. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. In: ______. Obras escolhidas I. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 7-19. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet.

GOHN, M. da G. Movimentos sociais e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

KONDER, L. É preciso teologia para pensar o fim da História? Revista USP, São Paulo, 15, p. 32-37, 1992. Dossiê Walter Benjamin.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

DE PONTES COSTA, E. A.; PEREIRA ALBERTO, M. DE F. Memórias e narrativas tecidas em uma experiência extensionista. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 3, p. 667-678, 31 dez. 2012.

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional