Ansiedade e depressão em mães de crianças com distúrbios de linguagem: a importância do trabalho interdisciplinar

Autores

  • Luciane Beltrami UFSM
  • Ana Paula Ramos de Souza UFSM
  • Luciéle Oliveira Dias UFSM

Palavras-chave:

Palavras-chave, linguagem, avaliação psicológica, interação mãe-filho.

Resumo

Este artigo analisa a associação entre os estados emocionais de mães e suas repercussões na interação com seus filhos portadores de distúrbios de linguagem. A metodologia qualitativa abrangeu o estudo de dois casos de crianças com dispraxia verbal e suas mães. A coleta constituiu-se da filmagem das interações das crianças com suas mães, e da avaliação psicológica destas por meio de entrevista e da aplicação da Escala Beck e da técnica projetiva do desenho, casa, árvore e pessoa (H-T-P). Observou-se que em ambos os casos as mães apresentaram níveis de ansiedade e depressão que afetavam o relacionamento delas com seus filhos, o que se refletia no modo como dialogavam com os mesmos, e não favorecia sua evolução linguística. Concluiu-se sobre a importância da clínica interdisciplinar, com participação da psicologia e fonoaudiologia em casos de distúrbios de linguagem para que sejam oferecidos o suporte social e apoio psicológico adequados aos pais para lidarem com o distúrbio de linguagem do filho e também para refletirem sobre o exercício de suas funções parentais.

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Biografia do Autor

Luciane Beltrami, UFSM

Luciane Beltrami

Psicóloga, Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria - RS.

Ana Paula Ramos de Souza, UFSM

Ana Paula Ramos de Souza

Fonoaudióloga, doutora em Letras - PUCRS, docente do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria - RS.

Luciéle Oliveira Dias, UFSM

Luciéle Oliveira Dias

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria - RS.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

BELTRAMI, L.; SOUZA, A. P. R. DE; DIAS, L. O. Ansiedade e depressão em mães de crianças com distúrbios de linguagem: a importância do trabalho interdisciplinar. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 3, p. 515-530, 31 dez. 2013.

Edição

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