Sobre métodos para pesquisa de conceitos - Leonid Sakharov

Autores

  • Tradução: Gisele Toassa Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

método funcional da dupla estimulação, formação de conceitos, método de Sakharov, psicologia histórico-cultural, Leonid Solomonovich Sakharov (1900-1928)

Resumo

RESUMO [da tradutora]: O presente texto corresponde à comunicação realizada em 01 de janeiro de 1928 em uma Conferência Pedológica de Moscou, focando particularmente os procedimentos metodológicos relativos à pesquisa ontogenética do desenvolvimento de conceitos. Nas duas primeiras partes, Sakharov elabora crítica aos métodos para pesquisa de conceitos, focando os das definições e os de abstração. Na terceira, o autor analisa o método de busca de Narziss Ach, considerando-o como fonte primária da aplicação do método funcional da dupla estimulação ao estudo da formação de conceitos, elaborado por Sakharov sob a liderança de L.S. Vigotski e apresentado na quarta parte. Acrescenta-se tradução das notas explicativas de René van der Veer. O texto é um clássico da psicologia histórico-cultural, publicando-se pela primeira vez em língua portuguesa a partir de tradução do inglês, cotejada com o russo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tradução: Gisele Toassa, Universidade Federal de Goiás

Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-2002), Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (2000), com Mestrado em Educação (Unesp-2004) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação. Sua produção versa principalmente sobre a obra de L.S. Vigotski, além de crítica literária, movimento social em defesa da criança e do adolescente, epistemologia, teoria e método na psicologia histórico-cultural. Seus principais campos de trabalho são: 1) psicologia história, teoria e método; 2) conceitos de consciência, vivência e emoções na obra de Vigotski; 3) psicologia escolar, da educação e do desenvolvimento humano.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

TOASSA, T. G. Sobre métodos para pesquisa de conceitos - Leonid Sakharov. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 3, p. 695-722, 31 dez. 2013.

Edição

Seção

Tradução