Linguagem e afetividade: a construção subjetiva da professora em suas narrativas

Autores

  • Fabrícia Teixeira Borges Universidade Tiradentes- UNIT-SE
  • Ana Rita Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
  • Geisa Nunes de Souza Mozzer Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

professora, subjetividade, linguagem, afetividade

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar como se constitui a subjetividade da professora das séries iniciais. Para isto apresentamos o papel da razão e da sensibilidade na constituição do sujeito subjetivo, a partir de Henri Wallon sobre a construção da afetividade humana e como se constitui a subjetividade da professora, do ponto de vista das narrativas de professoras. Dentre os resultados, observamos que a subjetividade da professora está entrelaçada com outros aspectos dos grupos sociais a que pertencem, como ser mãe e mulher, enfatizamos seus aspectos subjetivos envolvidos na linguagem e na afetividade. 

 

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Biografia do Autor

Fabrícia Teixeira Borges, Universidade Tiradentes- UNIT-SE

Doutora (2006) e mestre (1997) pela Universidade de Brasilia, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1994). Atualmente é professora titular da UNIT (Universidade Tiradentes) e integra a equipe do Mestrado em Educação desta Instituição. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa de mulheres professoras, self e construção da subjetividade, impacto das atividades culturais artísticas na construção do Self, psicoterapia, psicologia do desenvolvimento sócio-histórico.

Ana Rita Silva Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia e especialiazação Lato Sensu em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Faculdade de Educação da Bahia, mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui experiência acadêmica e profissional, dividindo-se entre a França e a Itália onde desenvolveu pesquisas sobre Henri Wallon, trabalhou em projetos educacionais e freqüentou cursos na Università degli Studi di Torino. Foi avaliadora de curso do Ministerio da Educacao e Cultura e professora Titular III no Núcleo de Pós-Graduação em Educação, trabalhando na implantação do Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes e realizando pesquisa. Atualmente é Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Possui experiência em Educação e publicações na área, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem, formação de professor.

Geisa Nunes de Souza Mozzer, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1990), Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1994) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, criatividade, psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, cultura e sociedade.

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

BORGES, F. T.; ALMEIDA, A. R. S.; MOZZER, G. N. DE S. Linguagem e afetividade: a construção subjetiva da professora em suas narrativas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 1, p. 137-154, 30 abr. 2014.

Edição

Seção

Artigos