Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais

Elizabeth Tunes

Resumo


No presente texto são esboçados os fundamentos teóricos de um programa de pesquisa intitulado “Estudos sobre a teoriahistórico-cultural e suas implicações educacionais”. Privilegia-se o eixo interpretativo ancorado na antropologia filosóficade Martin Buber por haver convergência de ideias entre ele e Vigotski, principalmente, no exame de questões do campo daeducação. Para ambos estudiosos, a vida de relações é a fonte de humanização do homem; a educação é essencialmentediálogo e sua missão é nutrir possibilidades relacionais. Os estudos e pesquisas realizados no interior do referido programavisam ao exame crítico e à interpretação da teoria histórico-cultural, buscando-se compreender as suas principais formulaçõesno momento inaugural, na União Soviética, bem como seus desdobramentos, na atualidade, em campos da educação ligadosàs artes, às ciências e às humanidades. São apresentados, ao final, resumos de estudos e pesquisas realizados no âmbito doprograma, com o intuito de ilustrar o enfoque adotado.


Palavras-chave


teoria histórico-cultural; psicologia; educação

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Referências


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