Estudos sobre a teoria histórico-cultural e suas implicações educacionais
Palavras-chave:
teoria histórico-cultural, psicologia, educaçãoResumo
No presente texto são esboçados os fundamentos teóricos de um programa de pesquisa intitulado “Estudos sobre a teoriahistórico-cultural e suas implicações educacionais”. Privilegia-se o eixo interpretativo ancorado na antropologia filosóficade Martin Buber por haver convergência de ideias entre ele e Vigotski, principalmente, no exame de questões do campo daeducação. Para ambos estudiosos, a vida de relações é a fonte de humanização do homem; a educação é essencialmentediálogo e sua missão é nutrir possibilidades relacionais. Os estudos e pesquisas realizados no interior do referido programavisam ao exame crítico e à interpretação da teoria histórico-cultural, buscando-se compreender as suas principais formulaçõesno momento inaugural, na União Soviética, bem como seus desdobramentos, na atualidade, em campos da educação ligadosàs artes, às ciências e às humanidades. São apresentados, ao final, resumos de estudos e pesquisas realizados no âmbito doprograma, com o intuito de ilustrar o enfoque adotado.
Downloads
Referências
BARTHOLO JR., R. Você e Eu: Martin Buber, presença palavra. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
BARTHOLO JR., R.; TUNES, E.; TACCA, M. C. V. R. Vygotsky’s and Buber’s pedagogical perspectives: some affinities. Educational Philosophy and Theory (Print), [S.l.], v. 42, p. 867-880, 2010.
BLANCK, G. Prefácio. In: VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BUBER, M. Eu e Tu. Tradução de Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Cortez e Moraes, 1977.
MURPHY, D. Martin Buber’s philosophy of education. Dublin: Irish Academic Press, 1988.
TUNES, E.; BARTHOLO JR., R. S. Da constituição da consciência a uma Psicologia ética: alteridade e zona de desenvolvimento proximal. In: SIMÃO, L. M.; MITJÁNS, A. (Org.). O outro no desenvolvimento humano: diálogo para a pesquisa e a prática profissional em Psicologia. São Paulo: Pioneira Learning Thomson, 2004.
TUNES, E.; TACCA, M. C. V. R.; BARTHOLO JR., R.S. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez. 2005.
VYGOTSKY, L. S. Concrete Human Psychology. Soviet Psychology, [S.l.], v. 27, n. 2, p. 53-77, 1989.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.