O potencial narrativo dos lugares destinados às crianças: incursões do grupo de pesquisa em psicologia da infância GPPIN

Autores

  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

lugar, narrativa, educação infantil

Resumo

O texto discute o potencial narrativo dos espaços da infância por meio de estudos sobre significações e práticas socioeducativasdestinadas às crianças na Educação Infantil. Fundamentado na Teoria Histórico Cultural, na abordagem ontogenética da Teoria dasRepresentações Sociais em diálogo com a noção de minorias ativas (MOSCOVICI, 2011) e espaço narrativo (SENETT, 1990), procuraresponder se crianças são capazes de influenciar processos de significação da realidade e exercer influência social. Apresenta doisestudos que discutem o berçário como artefato cultural, cujas significações orientam profissionalidades de educadoras e regulamestruturas de oportunidade para o desenvolvimento de bebês. Revela o ser e estar de bebês mediante nova organização espacial doberçário anunciando possibilidades de aprendizagem e inserção da educadora na cena lúdica pelo bebê. As análises dos estudosrevelam novas significações sobre a criança no contexto das práticas educativas e de pesquisa destacando seu poder de criação.

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Biografia do Autor

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui doutorado em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Na pós-graduação coordena o grupo de pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). Tem experiência na área da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Psicologia Social com ênfase em representações sociais. Atualmente desenvolve pesquisas no contexto da formação inicial de professores associadas as questões específicas da Infância, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

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Publicado

2015-01-31

Como Citar

ANDRADE, D. B. DA S. F. O potencial narrativo dos lugares destinados às crianças: incursões do grupo de pesquisa em psicologia da infância GPPIN. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 16-21, 31 jan. 2015.