O potencial narrativo dos lugares destinados às crianças: incursões do grupo de pesquisa em psicologia da infância GPPIN
Palavras-chave:
lugar, narrativa, educação infantilResumo
O texto discute o potencial narrativo dos espaços da infância por meio de estudos sobre significações e práticas socioeducativasdestinadas às crianças na Educação Infantil. Fundamentado na Teoria Histórico Cultural, na abordagem ontogenética da Teoria dasRepresentações Sociais em diálogo com a noção de minorias ativas (MOSCOVICI, 2011) e espaço narrativo (SENETT, 1990), procuraresponder se crianças são capazes de influenciar processos de significação da realidade e exercer influência social. Apresenta doisestudos que discutem o berçário como artefato cultural, cujas significações orientam profissionalidades de educadoras e regulamestruturas de oportunidade para o desenvolvimento de bebês. Revela o ser e estar de bebês mediante nova organização espacial doberçário anunciando possibilidades de aprendizagem e inserção da educadora na cena lúdica pelo bebê. As análises dos estudosrevelam novas significações sobre a criança no contexto das práticas educativas e de pesquisa destacando seu poder de criação.Downloads
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