Traçando mapas: a teoria histórico-cultural e as contribuições para a pesquisa com crianças e suas espacialidades
Palavras-chave:
crianças, vivências, espacialidadesResumo
Este texto busca fazer uma reflexão sobre as pesquisas sistematizadas no campo da infância, tendo como enfoque principal asestratégias de pesquisas “com crianças”. O recorte ao qual nos dedicamos são as relações que as crianças estabelecem com omeio, tendo como foco principal as suas espacialidades. A partir das contribuições de pesquisas que se aportam em estratégiasde natureza qualitativas e fundamentadas nos aportes da teoria históricas cultural, elege-se o conceito de vivência (perejivanie)como mote em torno do qual nossos trabalhos são desenvolvidos. Para isso, traça-se, inicialmente, a origem da pesquisa combase em paradigmas positivistas e evidenciam-se alguns caminhos que buscaram romper com essa perspectiva: os postuladosetnográficos de Malinovky e Boas; o Interacionismo simbólico, cujo precursor é George Herbert Mead; a Etnometodologia deHarold Garfinkel; as contribuições de Marx e os princípios estabelecidos por Vigotski e seus colaboradores.
Downloads
Referências
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em
educação. Portugal: Porto, 1994.
BAKHTHIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo:
Martins Fontes, 1992.
COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
FONTES, V. M. G. História e verdade. Revista Ciências e
Letras, Porto Alegre, n. 18, p. 115-132, 1997.
FRANCO, M. C. O conhecimento histórico e a questão das
mediações. Seminário sobre Teoria y Metodologiade lãs
Ciencias y lãs Humanidades dos “Círculos Latinoamericanos
de Refelxiones em Ciencias Sociales”, Colégio de México/
UNAM, maio de 1998.
HALL, S. Identidade cultural e diáspora. Revista do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional, [S.l.], n. 24, p. 68-75, 1996.
LINHARES, C. Políticas do conhecimento: velhos contos,
novas contas. Rio de Janeiro: Intertexto. 1999.
LOPES, J. J. M. De Malinovski a Bakhtin: as contribuições para
o trabalho qualitativo. In: FREITAS, M. T. de A. Narrativas de
professoras. Rio de Janeiro: Ravil, 1998.
MARX, Karl. Prefácio da contribuição à crítica da Economia
Política. 1859. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.
br/acer_fontes/acer_marx/tme_15.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2013.
MELLO, M. B. A zona de amplificação cultural: um estudo
sobre a cognição infantil situada em contexto escolar. 2003.
Tese (Doutorado)–Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madri: Machado Libros,
Tomo IV.
VIGOTSKI, L.S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia.
São Paulo: Psicologia USP, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.