Traçando mapas: a teoria histórico-cultural e as contribuições para a pesquisa com crianças e suas espacialidades

Autores

  • Jader Janer Moreira Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marisol Barenco de Mello Universidade Federal Fluminense
  • Amelia Cristina Alves Bezerra Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

crianças, vivências, espacialidades

Resumo

Este texto busca fazer uma reflexão sobre as pesquisas sistematizadas no campo da infância, tendo como enfoque principal asestratégias de pesquisas “com crianças”. O recorte ao qual nos dedicamos são as relações que as crianças estabelecem com omeio, tendo como foco principal as suas espacialidades. A partir das contribuições de pesquisas que se aportam em estratégiasde natureza qualitativas e fundamentadas nos aportes da teoria históricas cultural, elege-se o conceito de vivência (perejivanie)como mote em torno do qual nossos trabalhos são desenvolvidos. Para isso, traça-se, inicialmente, a origem da pesquisa combase em paradigmas positivistas e evidenciam-se alguns caminhos que buscaram romper com essa perspectiva: os postuladosetnográficos de Malinovky e Boas; o Interacionismo simbólico, cujo precursor é George Herbert Mead; a Etnometodologia deHarold Garfinkel; as contribuições de Marx e os princípios estabelecidos por Vigotski e seus colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Pesquisador da FAPERJ, do CNPq e CAPES. Membro do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudos de Crianças de 0 a 6 anos, na linha de pesquisa "Infância e Cultura". Membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Vice coordenador do GT de Educação de Crianças de 0 a 7 anos da ANPED. Tem experiência na área de Geografia e Educação, Crianças e Infâncias, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia - ensino/aprendizagem, Geografia da Infância e das Crianças, Educação Infantil.

Marisol Barenco de Mello, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação e cultura, contexto e cognição, alfabetização e linguagem.

Amelia Cristina Alves Bezerra, Universidade Federal Fluminense

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1995), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense defendido em novembro de 2006. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Estudos sobre a Cidade; Ensino de Geografia; Formação de Professor de Geografia, atuando especialmente nos seguintes temas: cidade, manifestações culturais e processos formativos; políticas urbanas; formação de professores de geografia; práticas de ensino em Geografia; educação e direito à cidade.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em

educação. Portugal: Porto, 1994.

BAKHTHIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo:

Martins Fontes, 1992.

COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

FONTES, V. M. G. História e verdade. Revista Ciências e

Letras, Porto Alegre, n. 18, p. 115-132, 1997.

FRANCO, M. C. O conhecimento histórico e a questão das

mediações. Seminário sobre Teoria y Metodologiade lãs

Ciencias y lãs Humanidades dos “Círculos Latinoamericanos

de Refelxiones em Ciencias Sociales”, Colégio de México/

UNAM, maio de 1998.

HALL, S. Identidade cultural e diáspora. Revista do Patrimônio

Histórico e Artístico Nacional, [S.l.], n. 24, p. 68-75, 1996.

LINHARES, C. Políticas do conhecimento: velhos contos,

novas contas. Rio de Janeiro: Intertexto. 1999.

LOPES, J. J. M. De Malinovski a Bakhtin: as contribuições para

o trabalho qualitativo. In: FREITAS, M. T. de A. Narrativas de

professoras. Rio de Janeiro: Ravil, 1998.

MARX, Karl. Prefácio da contribuição à crítica da Economia

Política. 1859. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.

br/acer_fontes/acer_marx/tme_15.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2013.

MELLO, M. B. A zona de amplificação cultural: um estudo

sobre a cognição infantil situada em contexto escolar. 2003.

Tese (Doutorado)–Pontifícia Universidade Católica do Rio de

Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madri: Machado Libros,

Tomo IV.

VIGOTSKI, L.S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia.

São Paulo: Psicologia USP, 2010.

Publicado

2015-01-31

Como Citar

LOPES, J. J. M.; MELLO, M. B. DE; BEZERRA, A. C. A. Traçando mapas: a teoria histórico-cultural e as contribuições para a pesquisa com crianças e suas espacialidades. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 28-32, 31 jan. 2015.