A relação linguagem, pensamento e ação na microgênese das funções psíquicas superiores

Autores

  • Jairo Werner Junior Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

microgênese, desenvolvimento da linguagem, mediação semiótica, funções psíquicas superiores, Vigotski

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar, de forma concreta, a mediação da fala na constituição das funções psíquicas superioresdo sujeito, buscando articular autores da vertente histórico-cultural, como Vigotski, com a perspectiva metodológica de HeloisaMarinho, pesquisadora brasileira que centrou na linguagem sua contribuição pioneira no âmbito do desenvolvimento infantil. Ametodologia utilizada fundamentou-se no estudo da relação oral-gráfica (MARINHO; WERNER, 1982), em amostra constituída portrês mil crianças, foi realizada a análise microgenética-indiciária (WERNER, 1999, 2001) da atividade gráfica de menino de doisanos de idade cronológica, oriundo da creche UFF. Como resultado, foi possível ilustrar como, na vigência de processo de interaçãointerlocuçãoadulto-criança e criança-crianças, ocorrem transformações qualitativas nas funções psíquicas (microgênese), nasquais a mediação, por meio dos signos da linguagem (mediação semiótica), reveste-se de papel fundante e constitutivo.

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Publicado

2015-01-31

Como Citar

WERNER JUNIOR, J. A relação linguagem, pensamento e ação na microgênese das funções psíquicas superiores. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 33-38, 31 jan. 2015.

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