Contribuições da teoria histórico-cultural para uma educação infantil como lugar das crianças e infâncias
Palavras-chave:
educação infantil, teoria histórico-cultural, desenvolvimento infantilResumo
O artigo traz reflexões sobre contribuições da teoria histórico-cultural para pensar o papel da educação infantil na sociedadecontemporânea. Identifica-se como avanço o processo de institucionalização da educação infantil com sua efetiva integração aosistema de ensino, o que exige reconhecer as especificidades da infância para se evitar uma simples conformação dessa etapaeducacional ao modelo e finalidade da educação escolar de ensino fundamental. Recorre-se à perspectiva histórico-culturalcomo suporte teórico para afirmar a educação infantil com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança, comopreconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estudos vigotskianos sobre a importância da brincadeira para odesenvolvimento humano e sobre os processos de desenvolvimento do pensamento e sua relação com a fala fornecem elementos parase afirmar a brincadeira e as interações como eixos norteadores das propostas pedagógicas destinada a crianças de zero a seis anos.Downloads
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