Contribuições da teoria histórico-cultural para uma educação infantil como lugar das crianças e infâncias

Autores

  • Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

educação infantil, teoria histórico-cultural, desenvolvimento infantil

Resumo

O artigo traz reflexões sobre contribuições da teoria histórico-cultural para pensar o papel da educação infantil na sociedadecontemporânea. Identifica-se como avanço o processo de institucionalização da educação infantil com sua efetiva integração aosistema de ensino, o que exige reconhecer as especificidades da infância para se evitar uma simples conformação dessa etapaeducacional ao modelo e finalidade da educação escolar de ensino fundamental. Recorre-se à perspectiva histórico-culturalcomo suporte teórico para afirmar a educação infantil com finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança, comopreconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estudos vigotskianos sobre a importância da brincadeira para odesenvolvimento humano e sobre os processos de desenvolvimento do pensamento e sua relação com a fala fornecem elementos parase afirmar a brincadeira e as interações como eixos norteadores das propostas pedagógicas destinada a crianças de zero a seis anos.

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Biografia do Autor

Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é membro do comitê científico da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação, infância, formação de professores e políticas públicas.

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Publicado

2015-01-31

Como Citar

AQUINO, L. M. M. L. L. DE. Contribuições da teoria histórico-cultural para uma educação infantil como lugar das crianças e infâncias. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 39-43, 31 jan. 2015.