Práticas pedagógicas na educação infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural

Autores

  • Marta Chaves Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

educação infantil, teoria-histórico-cultural, formação de professores

Resumo

Este texto apresenta as reflexões efetuadas no Projeto de Pesquisa “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: contribuições daTeoria Histórico-Cultural”, em que amparamos nossos estudos sobre práticas educativas e formação de professores nas elaboraçõesda teoria histórico-cultural. O ponto de partida para a realização deste trabalho foi atribuirmos atenção aos procedimentos didáticos,conhecidos como “atividades”; identificamos registros (cartazes, cadernos e folhas avulsas) de crianças dos 32 núcleos de educaçãodo Paraná. Intensificamos pesquisas relacionadas aos aspectos históricos das instituições de educação infantil para compreendermosa dinâmica do trabalho educativo na atualidade. Realizamos leituras dos clássicos da ciência da história e da teoria históricocultural,pois acreditamos que para a compreensão da organização da rotina (tempo e espaço) do trabalho pedagógico é necessárioconsiderar as possibilidades de ensino intencional e sistematizado em uma perspectiva de humanização na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008) e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - Unesp (2011). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação infantil, educação, teoria histórico-cultural, literatura infantil, arte e intervenções pedagógicas.

Publicado

2015-01-31

Como Citar

CHAVES, M. Práticas pedagógicas na educação infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 56-60, 31 jan. 2015.