Práticas pedagógicas na educação infantil: contribuições da Teoria Histórico-Cultural
Palavras-chave:
educação infantil, teoria-histórico-cultural, formação de professoresResumo
Este texto apresenta as reflexões efetuadas no Projeto de Pesquisa “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: contribuições daTeoria Histórico-Cultural”, em que amparamos nossos estudos sobre práticas educativas e formação de professores nas elaboraçõesda teoria histórico-cultural. O ponto de partida para a realização deste trabalho foi atribuirmos atenção aos procedimentos didáticos,conhecidos como “atividades”; identificamos registros (cartazes, cadernos e folhas avulsas) de crianças dos 32 núcleos de educaçãodo Paraná. Intensificamos pesquisas relacionadas aos aspectos históricos das instituições de educação infantil para compreendermosa dinâmica do trabalho educativo na atualidade. Realizamos leituras dos clássicos da ciência da história e da teoria históricocultural,pois acreditamos que para a compreensão da organização da rotina (tempo e espaço) do trabalho pedagógico é necessárioconsiderar as possibilidades de ensino intencional e sistematizado em uma perspectiva de humanização na educação infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.