Políticas educativas para crianças de 0 a 3 anos
Palavras-chave:
educação infantil, políticas educacionais, abordagem sócio-histórica-culturalResumo
Este artigo foi construído a partir de reflexões teórico-práticas realizadas no Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão(NEI:P&E),1 que se insere na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Educação do ProPEd/UERJ. Por tradição nossos estudosabarcam questões de desenvolvimento humano de crianças, de suas famílias e de seus educadores/professores. A perspectivateórica é sócio-histórica-cultural, tendo como orientação básica os trabalhos desenvolvidos por Lev Vigotski e Henri Wallon. Ocampo de pesquisa envolve três municípios: Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Niterói. Em todos eles, o foco do estudo recai sobre aspolíticas públicas de educação infantil entre os anos 2009 e 2013, as tensões implicadas entre o texto das políticas e as práticascotidianas, além das suas implicações histórico-culturais que orientam e distinguem os enfoques em cada município.
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