Políticas educativas para crianças de 0 a 3 anos

Autores

  • Vera Maria Ramos de Vasconcellos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

educação infantil, políticas educacionais, abordagem sócio-histórica-cultural

Resumo

Este artigo foi construído a partir de reflexões teórico-práticas realizadas no Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão(NEI:P&E),1 que se insere na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Educação do ProPEd/UERJ. Por tradição nossos estudosabarcam questões de desenvolvimento humano de crianças, de suas famílias e de seus educadores/professores. A perspectivateórica é sócio-histórica-cultural, tendo como orientação básica os trabalhos desenvolvidos por Lev Vigotski e Henri Wallon. Ocampo de pesquisa envolve três municípios: Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Niterói. Em todos eles, o foco do estudo recai sobre aspolíticas públicas de educação infantil entre os anos 2009 e 2013, as tensões implicadas entre o texto das políticas e as práticascotidianas, além das suas implicações histórico-culturais que orientam e distinguem os enfoques em cada município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Ramos de Vasconcellos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia (1975), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), doutorado em Social Developmental Psychology Department - University of Sussex (1986) e pos-doc em Desenvolvimento Humano na Universidade da Carolina do North-Chapel Hill. Foi por 25 anos (1977 - 2002) professora do Departamento de Psicologia (Professora Titular desde 1994), da Universidade Federal Fluminense onde coordenou o Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudo da Criança de 0 a 6 anos, de sua inauguração até 2002. Professora dos programas de pos-graduacão em Educacão (1989 - 2004) e Psicologia (1998 - 2002). Atualmente é professor titular do Departamento de Estudos da Infância e do PROPED, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão (NEI:P&E/UERJ). É presidente de honra da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento e membro de sociedades de pesquisa brasileiras e internacionais (ANPED, ANPEPP, ISSBD, SIP). Na comissão científica da Jean Piaget Society foi represetante do Brasil e países latinoamericanos(2002 - 05 e 2011 - 2014). É pesquisadora nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil; desenvolve pesquisa em creches municipais do Rio de Janeiro, com bolsa FAPERJ "Cientista de Nosso Estado (2009-11). Temas de pesquisa: políticas públicas de Educação Infantil, formação do profissional de Educação Infantil, desenvolvimento humano inserção de crianças e famílias à creche, brinquedos e brincadeira, arranjo espacial.

Referências

AGUIAR, W. M. J. Reflexões a partir da Psicologia Sócio-Histórica sobre a categoria “consciência”. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], n. 110, p. 125-142, jul. 2000.

AGUIAR, W. M. J. A pesquisa junto a professores: fundamentos teóricos e metodológicos. In: ______. Sentidos e significados do professor na perspectiva sócio-histórica: relatos de pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 26, n. 2, p. 222-245, jun. 2006.

ALMEIDA, A. S. Primeira Infância Completa: uma política pública da cidade do Rio de Janeiro voltada para as famílias das crianças de creche. Pesquisa de pós-doutorado - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

AQUINO, L. M. L. Ordenamento legal para educação infantil e desafios para os gestores municipais. In VASCONCELLOS, Tânia (org). Reflexões sobre infância e cultura. Niterói, EDUFF, 2008. p. 185-206.

AQUINO, L. M. M. L. L.; VASCONCELLOS, V. M. R. Orientação Curricular para a educação infantil: Referencial Curricular Nacional e Diretrizes Curriculares Nacionais. In: Vasconcellos, V.M.R.. (Org.). Educação da Infância: História e Política. 2 ed. Niterói: Editora da UFF, 2011

BALL, S. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BALL, S. & MAINARDES, J (Org.) Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 12 maio 2013.

BRASIL. Ministério da Justiça. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 13 jun. 2013.

CAMPOS, M. I. F. O PROINFANTIL no município do Rio de Janeiro: concepções de criança nos Projetos de Estudos. 2014. Dissertação (Mestrado)__Programa de Pós Doutorado em Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

DIAS, A. A. educação infantil, direitos humanos e políticas públicas: uma análise sobre os processos de institucionalização das creches na cidade do Rio de Janeiro. Pesquisa de pós-doutorado - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

GIL, M. O perfil dos Professores de educação infantil da Cidade do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado)__Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

GOMES, A. S. Práticas de interlocução reflexivo-colaborativas na construção da identidade dos professores de educação infantil. Pesquisa de pós-doutorado - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013

GONZÁLEZ-REY, F. L. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GONZÁLEZ-REY, F. L. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade:

os processos de construção da Formação. São Paulo: Cengage

Learning, 2010.

MOREIRA, A.R.P. & VASCONCELLOS, V.M.R. de -

Ambientes de Desenvolvimento na Creche, 1ª GRUPECI, Juiz

de Fora, 2008.

NEWMAN, F.; HOLZMAN, L. Lev Vygotsky: o cientista

revolucionário. São Paulo: Loyola, 2002.

PEREIRA, E. J. H. “Tia existe flor preta?”: educar para

as relações étnico-raciais. 2013. Dissertação (Mestrado)__

Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade do

Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PINO, A. As Marcas do Humano: às origens da constituição

cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São

Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, M. M. Formação do leitor literário infantil: infância,

literatura e docência. 2014. Qualificação do Projeto de Tese

(Doutorado)__Programa de Pós-Graduação em Educação -

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

SILVA, M. C. Trajetórias Educacionais De Crianças Com

Necessidades Especiais No Município Do Rio De Janeiro.

Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação) -

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

VASCONCELLOS, V. M. R. Crianças e Famílias na Creche:

Como Se Dá Esta Inserção? VII ENCONTRO NACIONAL

SOBRE O BEBÊ NASCIMENTO Antes e Depois – Cuidados

em Rede , maio 2008.

VASCONCELLOS, V. M. R Formação dos Profissionais de

educação infantil: reflexões sobre uma experiência. Em Aberto

Nº 18, p. 98 – 111, 2001

VYGOTSKY, L. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo:

Martins Fontes, 1996.

VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins

Fontes, 2000.

ZANETTI, A. Discursos e intervenções: a integração das

creches públicas no sistema municipal de ensino de Juiz de

Fora-MG. 2013. Qualificação do Projeto de Tese (Doutorado)

Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade do

Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

VASCONCELLOS, V. M. R. DE. Políticas educativas para crianças de 0 a 3 anos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 68-73, 31 jan. 2015.