Algumas informações biográficas sobre L. S. Vigotski: será que, algum dia, a névoa se dissipará?

Autores

  • Zoia Ribeiro Prestes Universidade Federal Fluminense
  • Elizabeth Tunes Universidade de Brasília

Palavras-chave:

L. S. Vigotski, teoria histórico-cultural, informações biográficas

Resumo

Neste artigo discutem-se informações biográficas de L. S. Vigotski, extraídas de trabalhos de uma pesquisadora russa que investigouos arquivos da família do autor. É traduzido um trecho de artigo da pesquisadora no qual ela transcreve anotações inéditas deVigotski, feitas em cadernetas e pedaços de papel. As informações referem-se à sua relação com a doença que o acometeu; àpresença forte de Hamlet nos períodos de crise e internação; à sua relação com a família; ao compromisso com a Revolução deOutubro; ao processo de elaboração de sua teoria, destacando-se algumas indicações de suas preocupações com a questão judaica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoia Ribeiro Prestes, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. De 2004 a 2006, exerceu o cargo de professor assistente na Universidade de Brasília (UnB); de 2005 a 2007, exerceu o cargo de assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Integrou a equipe técnica da Coordenação Geral de Educação Infantil do Ministério da Educação. Foi professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) (2010-2011) e hoje é professora colaboradora do curso de Pós-graduação em Psicologia do UniCEUB. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Com experiência de pesquisa na área de Educação Infantil e da teoria histórico-cultural. Traduziu, do russo para o português, diversas obras literárias e técnico-científicas que foram publicadas no Brasil.

Elizabeth Tunes, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador associado da Universidade de Brasília e professora do Centro Universitário de Brasília. Sua atividade de pesquisa focaliza, principalmente, os seguintes temas: conhecimento científico e conhecimento escolar, relação professor-aluno, aprendizagem e desenvolvimento, desenvolvimento psicológico atípico e deficiência mental, processos de escolarização e o significado social da escola.

Referências

BLANCK, G. Prefácio. In: VIGOTSKI, L. S. Psicologia

pedagógica. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre:

Artmed, 2003. p. 15-32.

IAROCHEVSKI, M. G. L. S. Vigotski: v poiskarh novoi

psirrologuii. Mosckva: URSS, 2007.

LEONTIEV, A. A. L. S. Vigotski. Moskva: Prosveschenie, 1990.

VIGODSKAIA, G. L. Tekst vispuplenia na IV Mejdunarodnirh

tcheniarh pamiati L.S.Vigotskogo (Moskva, TGGU, noiabr,

. Vestnik RGGU, Moskva, n. 1, p. 16-22, 2006.

VIGODSKAIA, G. L.; LIFANOVA, T. M. Lev Semionovitch

Vigotski: jizn, deiatelnost, chtrirri k portretu. Moscou: Smisl i

Smisl, 1996.

ZAVERCHNEVA, E. I. K voprosu o periodizatsii nautchnoi

biografii L. S. Vikotskogo. Vestnik RGGU, Moskva, n. 1, p.

-293, 2006.

ZAVERCHNEVA, E. I. Zapisnie knijki, zametki, nautchnie

dnevniki L.S.Vigotskogo: rezultati issledovania semeinogo

arrriva. Jurnal Voprosi Psirrologuii, Moskva, n. 1, p. 132-145,

ZINTHCENKO, V. P. Misl i slovo Gustava Chpeta. Moskva:

Izdatelstvo YRAO, 2000.

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

PRESTES, Z. R.; TUNES, E. Algumas informações biográficas sobre L. S. Vigotski: será que, algum dia, a névoa se dissipará?. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 78-87, 31 jan. 2015.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)