Afirmar uma Psicologia fortalecedora da vida com Nietzsche e Deleuze
Palavras-chave:
vida, fortalecer, Psicologia, vontade, potênciaResumo
Neste estudo teórico, desejamos compreender a noção trazida por Nietzsche, de Psicologia como “morfologia da vontade de poder” e, também, investigar o problema filosófico destacado por Deleuze de liberar a vida do par ressentimento/má-consciência. Trazemos os conceitos de vontade de poder e eterno retorno como sendo elementos de transformação do enfraquecimento que a vida sofre sob obra do ressentimento e da má-consciência. Assim, chegaremos à noção de que a Psicologia pode funcionar como estudo de uma sensibilidade das forças vitais, trabalhando em favor de fortalecer a vida, liberando-a do peso da culpa, e sem se restringir à interioridade dos sujeitos.
Downloads
Referências
BARRENECHEA, M. A. O Aristocrata Nietzschiano: para além da dicotomia civilização/barbárie. In: LINS, D.; PELBART, P. P. (Org.). Nietzsche e Deleuze: bárbaros civilizados São Paulo: Annablume, 2004.
DELEUZE, G. Nietzsche, Lisboa: Edições 70, 1981.
DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, G. Nietzsche e a Filosofia. Porto: Rés, 2001.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, G. A Ilha Deserta. São Paulo: Iluminuras, 2006a.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006b.
DELEUZE, G. L´Abécédaire de Gilles Deleuze. Paris: Montparnasse, 1994. Disponível em: <http://www.dossie_deleuze.blogger.com.br/>. Acesso em: 31 jul. 2012.
GIACOIA Jr., O. Nietzsche como psicólogo. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
MACHADO, R. Deleuze: a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.
NAFFAH NETO, A. Psicoterapia em busca de Dionísio: Nietzsche visita Freud. São Paulo: Escuta, 1994.
NIETZSCHE, F. Além do Bem e do Mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos Ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
NIETZSCHE, F. A Vontade de Poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008a.
NIETZSCHE, F. Ecce Homo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008b.
NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SIMÕES, A. et al. A subjetividade fora da mente. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 23, n. 2, p. 353-366, maio/ago. 2011.
VIANNA, G. M. M. V. Psicologia/arte no pensamento filosófico de Nietzsche. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 15, n. 1-3, p. 30-31, 1995.
TREVISAN, J. F. Nietzsche e o ressentimento: um estudo em Psicologia Social. 2005. Dissertação (Mestrado)__Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.