Entre olhares e (in)visibilidades: reflexões sobre fotografia como produção dialógica

Autores

  • Laura Kemp de Mattos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Vieira Zanella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriano Henrique Nuernberg Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

deficiência visual, fotografia, linguagem, imaginação

Resumo

A proposta deste artigo é tensionar, em fotografias produzidas por crianças com deficiência visual, o que se vê e o que se deixa de ver, as visibilidades e invisibilidades objetivadas nas fotos. Sendo as fotografias concebidas como produção discursiva e dialógica, a leitura das mesmas possibilita problematizar a relação que elas estabelecem com a realidade em que vivem. Como procedimentos metodológicos foram eleitos a produção de fotografias e o desenvolvimento de uma oficina estética. Para a análise estabelecemos uma confrontação das fotos no plano da significação, com base na análise dialógica do discurso, a partir da concepção do Círculo de Bakhtin (2010a). Os sentidos enfocados trazem à luz a realidade das crianças, independentemente de serem crianças com deficiência visual. Este aspecto foi muito significativo: os modos de (vi)ver o mundo expressos nas imagens são antes de tudo olhares de meninas e meninos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Kemp de Mattos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC e bolsista do Programa de Fomento à Pós-Graduação da CAPES.

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Adriano Henrique Nuernberg, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC e professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC.

Downloads

Publicado

2014-12-28

Como Citar

MATTOS, L. K. DE; ZANELLA, A. V.; NUERNBERG, A. H. Entre olhares e (in)visibilidades: reflexões sobre fotografia como produção dialógica. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 3, p. 901-918, 28 dez. 2014.

Edição

Seção

Artigos