Mídia e a produção do sujeito jogador de futebol profissional

Autores

  • Marcos Daou Centro Universitário Franciscano
  • Neuza Maria de Fátima Guareschi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcos Adegas de Azambuja Centro Universitário Franciscano

Palavras-chave:

modos de subjetivação, discurso da mídia, jogador de futebol profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo visibilizar e problematizar a constituição do sujeito jogador de futebol profissional na sociedade contemporânea. Como ferramenta metodológica, utilizou-se a análise das práticas discursivas provenientes de materiais midiáticos, articuladas com as regularidades de enunciados construídos pelos campos de conhecimento na produção dos modos de subjetivação deste profissional. Para a análise, selecionou-se o material proveniente da mídia impressa – Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, especialmente, em um período que caracterizou-se pelo surgimento de um atleta jovem na categoria profissional. Como resultado, pode ser visibilizado que o jogador de futebol profissional é constituído na contemporaneidade pelos modos de subjetivação através dos imperativos dos investimentos técnicos e do lucro. O sujeito é submetido a intensa produção de metodologias dos campos de saber para aperfeiçoamento para um alto-rendimento e por consequência estar de acordo com as exigências de qualificações do mercado profissional.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

DAOU, M.; GUARESCHI, N. M. DE F.; ADEGAS DE AZAMBUJA, M. Mídia e a produção do sujeito jogador de futebol profissional. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 3, p. 963-978, 28 dez. 2014.

Edição

Seção

Artigos