O estatuto da imagem-pulsão em Cronicamente Inviável e Amarelo Manga

Autores

  • Alexandre Rocha da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruno Bueno Pinto Leites Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Guilherme Gonçalves da Luz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

imagem-pulsão, cinema, Gilles Deleuze, cinema brasileiro

Resumo

Este artigo retoma o debate inaugurado por Gilles Deleuze sobre a imagem-pulsão e avalia como tais imagens se fazem presentes no cinema brasileiro contemporâneo. O trabalho recua até Sigmund Freud para explicitar o conceito de pulsão e até Herbert Marcuse para pensar o engajamento das pulsões nas relações socioculturais. Neste percurso, descreve-se uma nova forma de pensamento no cinema a partir do conceito. No contexto do cinema brasileiro, identificou-se que não há um filme constituído unicamente por imagens-pulsão, em lugar disso, elas se encontram dispersas em cenas de diferentes filmes, desempenhando funções diversas nas relações entre mundos originários e derivados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Rocha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Doutor em Ciências da Comunicação pela UNISINOS

Bruno Bueno Pinto Leites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação e Informação na UFRGS.Produtor audiovisual e pesquisador na área de Comunicação e Audiovisualidades. Doutorando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - linha Mídias e Processos Audiovisuais. Graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas, e em Direito, pela Universidade Federal de Pelotas. Atua na área de Cinema, com ênfase nos seguintes temas: cinema nacional, cinema e violência, produção audiovisual e leis de incentivo à cultura.

Guilherme Gonçalves da Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Comunicação e informação na UFRGS
Graduado em Cinema e Animação pela Universidade Federal de Pelotas. Estudou Bacharelado em Ciências Musicais pela Universidade Federal de Pelotas, curso interrompido em 2011. Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em comunicação PPGCOM, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS e servidor da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Tem interesse nas áreas de teoria e historia do cinema, bem como as relações entre arte e comunicação, cinema e pintura, cinema e formas midiáticas, dispositivos de circulação, estética videográfica e documentário. Possui produção técnica e artística em audiovisualidades em autoria e co-autoria.

Referências

AMARELO Manga. Direção: Cláudio Assis. Produção: Cláudio Assis e Paulo Sacramento. São Paulo: Olhos de Cão Produções Cinematográficas, 2002. 1 DVD.

BERGSON, H. A evolução criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BERGSON, H. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BURCH, N. Praxis do cinema. Lisboa: Estampa, 1973.

CAMPOS, R. Tempo amarelo: ensaios. Recife: Fundação Nabuco, 1980.

CRONICAMENTE Inviável. Direção: Sérgio Bianchi. Produção: Sérgio Bianchi, Gustavo Steinberg e Alvarina Souza e Silva. São Paulo: Agravo Produções, 2000. 1 DVD.

DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2006.

DELEUZE, G. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.

DELEUZE, G. A imagem-movimento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

DELEUZE, G. Los signos del movimento y el tiempo. Buenos Aires: Cactus, 2011.

EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002.

FREUD, S. Além do princípio do prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

FREUD, S. Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental. In: ______. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2009. v. 12. p. 271-286. Edição Standard Brasileira.

FREUD, S. As pulsões e seus destinos. São Paulo: Autêntica, 2013.

LOPES, D. Sensações, afetos e gestos. In: GONÇALVES, O. (Org.). Narrativas sensoriais. Rio de Janeiro: Circuito, 2014. p. 61-82.

MARCUSE, H. Eros e civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1975.

STRACHEY, J. Nota do editor inglês. Os instintos e suas vicissitudes. In: ______. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1974. v. 14. p.129-135. Edição Standard Brasileira.

Downloads

Publicado

2014-10-10

Como Citar

SILVA, A. R. DA; LEITES, B. B. P.; GONÇALVES DA LUZ, G. O estatuto da imagem-pulsão em Cronicamente Inviável e Amarelo Manga. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 4, p. 629-644, 10 out. 2014.

Edição

Seção

Dossiê Arte, Narrativas e Subjetividade - artigos