A redução ao gesto: Mira Schendel encontra Walter Benjamin
Palavras-chave:
gesto, representação, artes plásticas, Mira Schendel, Walter BenjaminResumo
O artigo analisa o trabalho da artista plástica suíço-brasileira Mira Schendel a partir de um conceito proposto por Walter Benjamin. Em Schendel, a busca por uma experiência primordial – um núcleo não representável que habita toda representação – se expressa pela redução a um gesto fundante, gesto este que costuma estar encoberto, nas artes em geral, por um excesso de adornos, metáforas e sentidos figurados. Este procedimento, descrito por Benjamin em seu ensaio sobre Kafka, foi por ele nomeado como redução ao gesto.O artigo procura explorar a potência deste conceito, trabalhando o modo como Schendel foi capaz de formalizá-lo plasticamente em sua obra.
Downloads
Referências
AGOSTINHO. Confissões. Porto: Apostolado da Imprensa, 1984.
BENJAMIN, W. Franz Kafka: a propósito do décimo aniversário de sua morte (1934). In ______. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1996. Coleção Obras Escolhidas, v. 1, p. 137- 164.
BRETT, G. Ativamente o vazio. In: BASBAUM, R. (Org.). Arte Contemporânea Brasileira. Rio de Janeiro: Marca D’Água, 2001. p. 66- 72.
CELAN, P. Gesammelte Werk in fünf Bänden. Frankfurt: Suhrkamp, 1983.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
GIL, J. A imagem-nua e as pequenas percepções: estética e metafenomenologia. Lisboa: Relógio D’Água, 2005.
KLOVADLOFF, S. O silêncio primordial. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2003.
LISPECTOR, C. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
SALZSTEIN, S. (Org.). No vazio do mundo: Mira Schendel. Rio de Janeiro: Marca D’Água, 1997.
SYLVESTER, D. Entrevistas com Francis Bacon: a brutalidade do fato. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
VENÂNCIO FILHO, P. A presença da arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.