Fabricar o humano
Palavras-chave:
psicanálise, subjetivação, cultura, alteridadeResumo
O texto faz a resenha do livro A Fabricação do Humano: Psicanálise, Subjetivação e Cultura, que tem por objetivo oferecer ao leitor um rico panorama no qual diferentes análises sobre a fabricação de experiências contemporâneas em torno de montagens subjetivas atestam ou problematizam a inconsistência ontológica do humano. A tolerância epistemológica, a suposição de imanência da alteridade na fabricação do humano e atitude genealógica são marcas que atravessam os capítulos deste livro na análise de diferentes objetos de pesquisa. O livro contribui para a reflexão crítica sobre os impasses subjetivos na atualidade, oferecendo um arguto diagnóstico do presente.Downloads
Referências
AGAMBEN, G. O aberto: o homem e o animal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
BIRMAN, J. Entre cuidado de si e saber de si: sobre Foucault e a Psicanálise. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.
BIRMAN, J. O mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 4. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
FOUCAULT, M. Sécurité, territoire, population: cours au Collège de France [1977-1978]. Paris: Seuil/Gallimard, 2004.
FREUD, S. O Estranho (1919). In: SALOMÃO, J. (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. 3. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1990. Edição Standard Brasileira, v. 17, p. 273-314.
HAWARAY, D. A cyborg manifesto: Science, technology and social feminist in the late twentieth century. In: BELL, D; KENNEDY, B. The Cibercultures reader. London: Routledge, 2000. p. 291-324.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.